Páginas

sábado, 11 de fevereiro de 2012

OAB-BA vai mover ação contra amazonense que falou em dinamitar a Bahia

O presidente da Ordem dos Advogados Do Brasil, seccional Bahia, Saul Quadros, disse ao “Terra Magazine” que a entidade irá tomar “providências legais” contra a amazonense que disse no Facebook que deveriam “dinamitar” a Bahia . Quadros classificou a declaração de Silvia Fernandes como “infeliz”. Com a repercussão do episódio na internet, Silvia pediu desculpas e disse que estava arrependida, declarando que fez o desabafo por estar com “pura raiva da greve” de policiais militares que acontece na Bahia. “Já houve uma deliberação do conselho. Tivemos uma reunião do nosso conselho seccional, assim que soubemos das declarações. Vamos tomar providência de ordem legal, semelhante a que foi adotada em Pernambuco. Estou com o meu pessoal da área de direito penal estudando o caso. Esse é um tipo de racismo. Ela (Silvia) pode se arrepender. Minimiza, mas não apaga o que fez. Essas coisas não podem passar em branco. Senão, tornam-se um estímulo à repetição”, disse Quadros, lembrando o caso de Mayara Petruso, quando a OAB-PE moveu ação contra a paulista. O presidente da OAB-BA acredita que é hora da população começar a ter mais responsabilidade no uso das redes sociais. (Correio)

Entenda o caso Silvia Fernandes no Facebook, Ela se diz arrependida  

Print do texto publicado pela amazonense no facebook.

O comentário de uma amazonense no Facebook sobre os baianos e greve de parcela da Polícia Militar no Estado, iniciada há 10 dias, provocou a revolta de internautas e causou uma grande polêmica nas redes sociais esta semana. 

No texto publicado no último dia 7, Sílvia Fernandes (Sheeva) diz que a Bahia deveria ser dinamitado e devolvido à África. Além de fazer referências à greve dos PMs, a internauta, que diz ser moradora de São Paulo, critica a música baiana e fala que os “baianos q não fazem o tipo Axé sempre debandam”, destacando que nem mesmo a cantora baiana Pitty quer morar lá [na Bahia]“. Na conclusão, Sheeva revela sua indignação sobre a cobertura da greve feita pela imprensa: “já ocupou tempo demais na mídia. Chega!!!”, desabafa.
Em entrevista ao portal amazonense D24am, Sílvia Fernandes confessou que é a autora da postagem, chorou de arrependimento e pediu desculpas à Bahia. Ela disse ainda que estava se sentindo um lixo e que seu marido está com raiva dela (confira a entrevista na íntegra abaixo).

Leia abaixo o texto colocado no perfil de Sílvia Fernandes:

“Greve na Bahia – se não quiser se sentir ofendido, nem leia! Não aceitarei posições contrárias a minha, em comentários na MINHA postagem:

Já passou da hora do Brasil dinamitar a Bahia e mandar de volta pra África!
Lugarzinho sem utilidade… Só serve pra criar axezeiros, o ano inteiro e contaminar o resto do país com a sua pseudo-música! Não nos faria falta.
Praia?? Outros estados tem.
Macumba?? Também…

Oq mais tem lá??? Nem a Pitty quer morar lá!
Os baianos q não fazem o tipo Axé, sempre debandam…
A Bahia podia ser uma espécie de Cuba: se tivesse algo realmente bom, sairia do meio do oceano e viria pra cá.

Essa greve já ocupou tempo demais na mídia. Chega!!!” Confira a entrevista na íntegra feita pelo portal D24am:

Como ficou sabendo da repercussão da declaração?
Sílvia - Bem, eu estava no trabalho quando amigas minhas me ligaram da Bahia. Sim, eu tenho amigas na Bahia! Elas me ligaram para perguntar sobre a declaração. Fiquei sem jeito e expliquei a elas a minha versão.

Em que momento resolveu fazer a declaração no Facebook?
Isso aconteceu há dois dias. Estavam falando demais sobre a greve dos policiais e, em um momento de raiva e descontração com amigas, decidi escrever minha opinião para compartilhar  o que pensava por pura raiva mesmo da greve, nada pessoal com o povo baiano.

Como está se sentindo diante da repercussão do fato?
Bem eu fiquei sabendo que um perfil falso chamado Cátia Flávia, espalhou a minha declaração pelas redes sociais. Confesso que eu não estou conseguindo dormir direito, meu marido está com raiva de mim, estou me sentindo um verdadeiro lixo. Sou filha de nordestinos e não tenho o porquê ter preconceito de nada, gente.”

Já conseguiu acessar o Facebook depois do ocorrido?
Não consegui, estou tentando desde cedo pelo celular. Não sei o que aconteceu com  o meu perfil, mas quero mexer pra poder tomar providências quanto a minha atitude idiota. Foi uma besteira grande e preconceituosa, preciso me desculpar pelas redes sociais também. 

Quais providências pretende tomar agora?
Bem, em primeiro lugar, preciso chegar em casa e ver tudo o que foi publicado nos sites noticiosos. Depois pretendo entrar em contato com esses sites e jornais e me retratar. Em seguida, quero entrar em contato com a assessoria do Governo da Bahia e pedir perdão a todos e mais ainda quero pedir perdão da população também.

Qual recado gostaria de dar ao povo da Bahia?
Gostaria de pedir imensamente do povo da Bahia e do povo brasileiro perdão. Em um momento de raiva, deixei sair comentários preconceituosos que são distintos do que penso. Eu não tenho porquê ter preconceito, como já disse sou descendente de nordestinos. Foi uma brincadeira de extremo mau gosto. Estou pedindo perdão,  não por medo, mas por uma crise de raiva escrevi e esqueci de deletar. Peço desculpas por arrependimento. Não tenho como me ajoelhar aqui, mas peço que perdoem a minha falha, pois sou ser humano e apto a erros também. 

(Correio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário