Páginas

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012


Originária do latim (nepos, neto ou descendente), constitui prática contrária às regras da moral e da ética política, pois fere, dentre outros princípios, os da impessoalidade, moralidade e eficiência na administração pública.
O nepotismo é sinônimo de favorecimento sistemático à família, e se estabelece com a nomeação de cônjuges, irmão, esposa, cunhado (a), primo e parentes até o terceiro grau investido em cargos de direção, chefiam ou assessoramento, para o cargo em comissão ou de confiança, ou, ainda, de função gratificada na administração pública.
O Superior Tribunal Federal proíbe o hábito do nepotismo no Brasil,
em conformidade ao desrespeito à súmula Vinculante nº. 13 que viola e afronta princípios constitucionais no art. 37, caput, da Constituição Federal.
Os detentores de cargos públicos não podem confundir tomar posse “no cargo” com tomar posse “do cargo”. Não pode confundir a conjugação do verbo “estar”, com o verbo “ser”.
Em nossa querida Itapetinga as situações de nepotismo passam de abusivas e escandalosas. É irmão, esposa, cunhado, genro, uma verdadeira farra com a distribuição do dinheiro público a parentes e que já podem ser vistos como casos de corrupção. Por que, comprobatoriamente, por denuncias, expressa crime contra a administração, ao tempo que, cabe, um remédio, denominado de ação civil pública.
O nepotismo é uma praga que castra a motivação do efetivo, do verdadeiro profissional, do competente, do qualificado e do dedicado. Porque o nepota, normalmente, é preguiçoso, incompetente, acomodado, folgado, desmotivado e passageiro. Quantos jovens têm dificuldades de arrumar o seu primeiro emprego, loucos por um concurso público. Quantos servidores, profissionais responsáveis, qualificados, dedicam-se e especializam-se em áreas afins com salários baixos, enquanto o nepota se esbanja na algazarra dos altos salários e na falta de produtividade.
Em detrimento a tais fatos, a direção do PSB de Itapetinga entende que o nepotismo em nossa cidade é um abuso que precisa ser combatido. Portanto, entrará com uma ação junto a Promotoria Pública e em outros órgãos competentes. Tempo que motivará um Projeto de Lei que proíba com rigor a prática do nepotismo em nossa querida cidade.

Jilvam Olegário Silva
Séc. Geral do PSB

2 comentários:

  1. Por que Itapetinga não entrou no livro dos recordes ainda?

    Aqui tem a maior quantidade de cargos em mãos de parentes dos políticos eleitos, tem até ex-secretário, que é concursado em outra cidade como oficial de justiça que recebe através de laranja, assim me falaram.
    Até alvará de taxi tem sido distribuído entre os parentes dos governantes desta cidade.

    ResponderExcluir
  2. Só alvará de taxi não e as casas alugadas??? Ou alguem acredita que tanta casa em locais nobres não tem, ligação direta com os "poderosos"? E a nossa cara e mal feita coleta de lixo para quem vai o pagamento ZC ou JL?

    ResponderExcluir