Páginas

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

INSEGURANÇA - ITAPETINGA ESTÁ UMA CIDADE INSEGURA
A segurança pública não pode ser tratada apenas como medidas de vigilância e repressiva, mas como um sistema integrado e otimizado envolvendo instrumento de prevenção, coação, justiça, defesa dos direitos, saúde e social. O processo de segurança pública se inicia pela prevenção e finda na reparação do dano, no tratamento das causas e na reinclusão na sociedade do autor do ilícito.
Assim, segurança pública é um processo (ou seja, uma sequência contínua de fatos ou operações que apresentam certa unidade ou que se reproduzem com certa regularidade), que compartilha uma visão focada em componentes preventivos, repressivos, judiciais, saúde e sociais. É um processo sistêmico, pela necessidade da integração de um conjunto de conhecimentos e ferramentas estatais que devem interagir a mesma visão, compromissos e objetivos. Deve ser também otimizado, pois dependem de decisões rápidas, medidas saneadoras e resultados imediatos.

Em Itapetinga cidade do sudoeste baiano, o nível de insegurança em vias públicas é alarmante, mesmo com o encerramento da greve na PM, assaltantes montados em motos vem aterrorizando transeuntes em vias públicas, são atos de tamanha violência em plena luz do dia, no último domingo (12 fevereiro) na rua J.J. Seabra, um jovem foi abordado por dois (2) indivíduos portando arma de fogo, que o rendeu e retirou do seu poder celular e carteira contendo todos os documentos, os criminosos nem se quer, se preocuparam em fazer em via deserta, o assalto foi cometido próximo a uma dezena de testemunhas.

Na madrugada desta segunda-feira (13), 19 presos fugiram do Complexo Policial de Itapetinga. Eles ganharam às ruas depois de serrarem as grades das celas da Ala I .
A superlotação de presos no Complexo Policial tem causado grandes transtornos para os policiais civis, que alegam que estão em desvio de função quando fazem a guarda dos detentos.
Dentre os fugitivos estão homicidas, traficantes, assaltantes, ladrões e menores infratores.
Chegou a nosso conhecimento que o contigente da polícia civil em Itapetinga é de 20 Agentes e investigadores. No pátio do complexo tem mais viaturas do que pessoal para executar os trabalhos de investigação e conclusão dos casos ocorrentes.
A Guarda Civil Municipal tem um contigente de 68 GMs à disposição.

Isso é um absurdo.

Da Redção.

3 comentários:

  1. itapetinga esta semana ficou sem saude educaçaõ e segurança publica. sera que rasgaram a constituiçao ela prometia isso ao cidadaõ...bem e se falando em gm eles fazem o que mesmo... me lembrei gastam gasolina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Enquanto magnatas estão blindados com seus seguranças particulades, vidros a prova de balas, o povo sucumbe as balas perdidas ou propositalmente direcionadas, precisamos de políticas públicas voltados para o bem estar das comunidades.

      Excluir
  2. Onde Itapetinga vai parar com tanta criminalidade?
    Assaltos,
    Assassinatos,
    Roubos,
    Furtos,
    Latrocínio,
    Tráfico,
    A insegurança é real, estão atacando as pessoas em dia claro, não há respeito mais a vida humana, nem ao patrimônio alheio...
    De quem é a culpa?
    Alguém me responda por favor.

    ResponderExcluir