Páginas

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

GRAVAÇÕES REVELAM ARTICULAÇÃO PARA ESTENDER GREVE DE PMS AO RJ E SP

Em um dos trechos, grevista e um dos chefes do movimento combinam ação de vandalismo na Bahia. Em outro trecho, fica clara a intenção de estender a greve a outros estados para prejudicar o carnaval.


Veja ainda: 
 

•    Líder do movimento grevista dos bombeiros do Rio é preso ao chegar de Salvador. (JN-G1)
•    Listas de Policiais Militares que tiveram mandados de prisão expedidos, saiba quem são os 12 PMs. (Bocão News)
•    Preso Marco Prisco, líder do movimento grevista da PM. (Bocão News)

O Jornal Nacional teve acesso a gravações, feitas com autorização da Justiça, de uma conversa entre um grevista baiano e Marco Prisco, o principal chefe do movimento, que negou ter participado de atos de violência. Na gravação, os dois combinam uma ação de vandalismo.

Marco Prisco: Desce toda a tropa para cá, meu amigo. Caesg e você. Desce todo mundo para Salvador, meu irmão. Estou lhe pedindo, pelo amor de Deus, desce todo mundo para cá.
David Salomão: Agora?

Marco Prisco: Agora, agora. Embarque.
David Salomão: Eu vou queimar viatura. Eu vou queimar duas carretas agora na Rio-Bahia, que não vai dar tempo.
Marco Prisco: Fecha a BR aí, meu irmão. Fecha a BR.

 Assista abaixo ao vídeo de defesa do grevista David Salomão. 




Em outra gravação, quem aparece falando é o cabo bombeiro do Rio de Janeiro Benevenuto Daciolo. Ele já se candidatou a deputado estadual no Rio e foi um dos chefes do movimento grevista dos bombeiros no ano passado. Daciolo conversa com um homem a quem ele classifica de "importantíssimo" a respeito de uma possível votação da PEC 300 - a emenda constitucional que garantiria um piso salarial único a bombeiros e policiais de todo o Brasil. Na conversa, fica claro que o objetivo é estender a greve de policiais e bombeiros a Rio de Janeiro, São Paulo e outros estados, com o objetivo de prejudicar o carnaval.

Dacilolo: Pergunta ao senhor, que é pessoa importantíssima, a respeito da nossa PEC. Pergunto, qual é a verdadeira possibilidade de nós passarmos em segundo turno na semana que vem?
Daciolo: Não sei se o senhor sabe. Eu estou com uma Assembleia Geral amanhã no Rio de Janeiro, com a abertura de uma greve geral no Rio também, com probabilidade de não ter carnaval nem na Bahia nem no Rio esse ano. E São Paulo está para dar uma resposta agora e os outros estados também. Nós acreditamos que, se tivesse uma resposta do governo, assinalando uma possibilidade de votação no segundo turno da PEC, acalmaria muito, muito o que está acontecendo na Federação.

Em outro trecho, o cabo Daciolo, que estava em Salvador, ouve de uma mulher uma recomendação para que tente influenciar o movimento dos grevistas baianos a não fechar um acordo com o governo. Segundo esta mulher, isto enfraqueceria uma possível greve no Rio.

Mulher: Daciolo, Daciolo, presta atenção. Está errado fechar a negociação antes da greve do Rio.
Daciolo: Tudo bem, tudo bem. Sabe o que vou fazer agora? Avise para ele que eu vou embora daqui, não vou ficar mais aqui.
Mulher: Eles não querendo que você avalize um acordo antes da greve do Rio. Depois da greve do Rio, muda tudo. Sabe como você vai ajudar eles? Voltando para o Rio, garantindo aqui. O governo vai fazer uma propostinha rebaixada para vocês, vai melhorar um pouquinho esse negócio que eles colocaram. E acho, se vocês garantirem a greve aqui, a mobilização aqui, vocês vão ajudar a Bahia a liberar o Prisco, a ter uma negociação.

Ouvido pelo Jornal Nacional, por telefone, na Bahia, o cabo Daciolo disse que não se recorda dessas conversas e garantiu que está negociando de forma pacífica um aumento salarial para bombeiros e policiais baianos.

O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, disse que as gravações comprovam que o movimento tem como objetivo gerar insegurança na população e provocar distúrbios que ameaçam a lei e a ordem. Para o governador, essas pessoas não representam o sentimento da maioria dos profissionais de segurança do estado.

Na noite desta quarta-feira, o clima voltou a ficar tenso no prédio da Assembleia Legislativa. Houve uma confusão. Os manifestantes foram para um acesso do centro administrativo. A polícia do Exército reforçou a barreira e usou spray de pimenta para impedir a entrada de outros manifestantes.

O Superior Tribunal de Justiça negou dois pedidos de habeas corpus para os líderes Marcos Prisco e Alessandro Borges Reis. Os pedidos foram analisados e negados pelo ministro Og Fernandes.
Mais cedo, representantes dos setores de turismo e do carnaval se reuniram em Salvador e disseram que vai ter carnaval na cidade, blocos e trios serão colocados nas ruas e que estão estudando estratégias de segurança, caso a greve continue.

cabo Benevenuto Daciolo
O cabo Benevenuto Daciolo, um dos líderes do movimento grevista dos bombeiros no Rio, foi preso ontem à noite no Aeroporto Internacional do Galeão quando chegava de Salvador.


Segundo a assessoria do Corpo de Bombeiros, o pedido de prisão, feito pelo secretário estadual de Defesa Civil e comandante dos bombeiros coronel Sérgio Simões, tem como base declarações de Daciolo captadas através de escutas telefônicas autorizadas pela Justiça.

O "Jornal Nacional" mostrou parte do áudio dessas gravações em que o cabo comenta com alguém que define como "importantíssimo" a possibilidade da PEC 300 ser aprovada no segundo turno. 

Homens do Comando de Operações Táticas da Polícia Federal foram enviados à capital baiana para cumprir 12 mandados de prisão contra policiais militares que realizam greve desde a última terça-feira (31).
No domingo (05), Alvir dos Santos Silva recebeu a informação de que seu nome constava na lista expedida pelo Tribunal de Justiça. Soldado da Companhia de Policiamento de Proteção Ambiental (COPPA), ele é acusado de ser um dos integrantes do movimento. Ele não foi preso e se apresentou na sede da Corregedoria, segundo parentes.

Desde o início desta segunda-feira (06), cerca de 600 homens do Exército, além de 40 agentes do Comando de Operações Táticas (COT)  isolam área da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), na tentativa de garantir a livre circulação e o funcionamento do Centro Administrativo da Bahia (CAB). Além disso, o isolamento do local pretende facilitar o cumprimento pela Polícia Federal de 11 mandados.

Confira a lista.

  1. Marco Prisco Machado - Presidente da Associação dos Policiais, Bombeiros e dos seus Familiares da Bahia (Aspra).
  2. Fábio Brito - Diretor jurídico da Aspra
  3. Alessandro Reis
  4. Alvir dos Santos Silva - Companhia de Policiamento de Proteção Ambiental (Coppa).
  5. Edianari Santos
  6. Sargento Marcos Vinícius - Associação dos Policiais da Bahia (Aspol).
  7. Sargento Elias - Aspol
  8. Soldado Josafá Ramos dos Santos - Da Aspra, em Ilhéus.
  9. Soldado Augusto Júnior - Da Aspra, em Ilhéus.
  10. Gilvan - AAPM, de Jequié
  11. Cabo Hohenfeld - Aspol
  12. Cabo Jeoas Nascimento dos Santos - Associação de Cabos e Soldados do Rio Grande do Norte

    Na noite desta quarta-feira (8), a assessoria de comunicação da Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP) informou que a policial Geane Batista Souza foi presa pela Polícia Federal. A despeito de não ter o nome relacionado entre os líderes da greve da Polícia Militar que tiveram mandados de prisão expedidos, ela é suspeita de participar ativamente de ações criminosas. Não há informações sobrre o local onde ela foi presa, tampouco sobre os crimes que teria cometido.  
 No fim do movimento grevista da Polícia Militar, o líder do movimento Marco Prisco, e o manifestante Antonio Angeline foram presos às 7h33 e segundo o tenente-coronel do Exercito afirmou que os grevistas exigiram sair pelos fundos da Assembleia Legislativa onde estiveram amotinados há 9 dias. O manifestantes detidos foram encaminhados a  base do Exército em Salvador, onde ficaram à disposição da Justiça.
PMs grevistas deixam o local
Sitiados na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) há nove dias, na manhã desta quinta-feira (9) os PMs grevistas começaram a deixar o local. Eles eram recebidos com palmas pelos companheiros que apoiavam parte da categoria instalados na área externa da ALBA.
Antes de deixarem o local eles passam por uma triagem em um corredor formado por homens da Força Nacional de Segurança, Exército e Polícia Federal.
A rendição começou a ser preparada por volta das 5h desta quarta-feira (9). Um forte aparato de segurança foi montado em frente a casa Legislativa. Houve deslocamento de tropas, veículos militares e a colocação de grades de ferro para isolar trechos onde os policiais devem passar. Cerca de 1.500 homens do exército estão no local. Inivialmente foram saindo primeiro as mulheres, motociclistas e em seguida os homens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário