Páginas

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Prefeito de Itapetinga envia projeto de reajuste dos agentes comunitários de saúde abaixo de piso Federal

O valor atual estipulado pelo Ministério da Saúde para este ano é de R$ 871,00, porém no projeto enviado à Câmara enviado pelo prefeito é de R$ 714,00.

Em meio a várias discussões para reajustar os salários dos servidores do municipio de Itapetinga, o prefeito José Carlos Moura (PT) enviou para a Câmara o projeto de reajuste dos agentes comunitários de saúde para ser votado. Até aí tudo bem. A questão é que  estamos em 2012 e o valor enviado à Câmara  é referente  à 2010. O valor atual estipulado pelo Ministério da Saúde  para este ano é de R$ 871,00, porém no projeto enviado à Câmara enviado pelo prefeito é de R$ 714,00.
Os Agentes Comunitários de Saúde estão indignados com a postura do prefeito, pois a verba  é enviada pelo Ministério da Saúde, não sai dos cofres da prefeitura. Durante a Sessão na noite desta quinta–feira, 05, quando o projeto foi aprovado, o  vereador Gilson de Jesus (PC do B) criticou a assessoria  jurídica do prefeito pela falta de atenção na elaboração do projeto, pois a nova Portaria nº 459 foi oficializada pelo Ministério da Saúde em 15 de Março desse ano e o projeto do prefeito foi “elaborado” em abril e somente agora foi enviado à Câmara de Vereadores. Segundo uma agente comunitária de saúde que pediu para não se identificar o novo valor já deveria ser repassado desde de março, o que não foi feito pela atual gestão. Os agentes  informaram que não foram chamados para nenhuma negociação e prometem entrar com uma ação na Justiça contra o Executivo.
O prefeito José Carlos Moura (PT) que já sofre uma enorme rejeição por grande parte da população de Itapetinga e até mesmo de vários companheiros do próprio partido que o elegeu nas últimas eleições, “atira no próprio pé”, criando ainda mais dificuldades com o funcionalismo. Dá pra entender???

Fonte: Gilson Vasconcellos

Um comentário:

  1. o que falta é postura e união dos agentes de saúde posso dizer por que tenho conhecimento de causa fui agente por 6 anos e na minha época os agentes de combate a dengue lutávamos justos por melhorias e condições de trabalho quem ainda esta na ativa desde 98 a 2003 sabe do que eu estou falando, tanto eu quanto os outros colegas de trabalho sabe do que estou falando, sempre lutamos por melhores condições de trabalho e salários não fiz sozinho mas com a ajuda 7 companheiros onde alguns dos colegas me chamava om revolucionários.

    ResponderExcluir