Páginas

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Contra criminalidade cortaram as árvores da Lagoa em Itapetinga
Fotos: Sizinio Neto
Para combater a violência e a criminalidade em torno do Parque Poliesportivo da Lagoa, o Ministério Público e Secretaria de Meio Ambiente cometem crime ambiental.
Veja as fotos e o vídeo com as declarações do Promotor Público, tirem as conclusões sobre o assunto.
Para nossos consultores, o corte das árvores não adiantará pois a iluminação da pista de cooper é deficiente e o serviço de segurança pública no local é inesistente. Na entrevista o Promotor informa que haverá consulta popular para escolha de variedades nativas que serão usadas na reposição das árvores que foram sacrificadas, mas não houve uma consulta popular sobre o corte das árvores sacrificadas na tarde da última segunda(9), hoje quarta-feira (11) passando pela Lagoa o que se vê é uma área pelada, sem cobertura arbórea, sem verde, sem vida, sem sombra para as pessoas que transitam durante o dia, é lamentável este tipo de postura dos orgãos públicos, de certa forma desrespeitando os movimentos de defesa do meio ambiente que lutam para que se plante árvores, combatendo assim o desmatamento.



Em uma matéria nos blogs de Itapetinga em 27 de novembro de 2010 noticiava o projeto Reviva o Catolé, projeto este que ficou apenas no papel...
"O rio Catolé nasce no município de Barra do Choça e deságua no Rio Pardo na cidade de Itapetinga. Totaliza aproximadamente, de sua nascente até a foz,  80 km de extensão, e percorre um curso de aproximadamente 9,5 km na área urbana de Itapetinga.
Apesar de sua importancia, o rio Catolé se encontra bastante poluído e com  sua mata ciliar devastada, fruto de diversos fatores, entre os quais a desenfreada exploração agropecuária ocorrida no municipio.
Diante destes problemas, a Secretaria de Meio Ambiente de Itapetinga desenvolveu um projeto para minimizá-los: o Reviva o Catolé, que consiste na limpeza de suas margens, replantio da mata ciliar e conscientização sobre a importância do rio para as populações que vivem em seu entorno.
        Segundo o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Carlos Leôncio, mais de 2.000 mudas plantadas serão plantadas na mata ciliar do Ro Catolé, todas produzidas no viveiro do Parque Zoobotânico da Matinha, com espécies nativas da Mata Atlântica como o pau-brasil, o ingá e aroeira.
       O início do projeto ocorreu no dia 26 de novembro e contou com a ajuda de funcionários da Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Serviços Públicos, membros do Tiro de Guerra 06-023 e alunos da UESB. O bairro São Francisco, onde o rio segue seu fluxo, foi a primeira área a ser beneficiada. Todo o perímetro urbano banhado pelo Catolé também será revitalizado."
 Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapetinga.
Passados 16 meses do lançamento do projeto não foram plantadas as mudas previstas e a revitalização do rio Catolé como também sua mata ciliar continuam em estado de degradação e a poluição espalhada nas margens em todo trajeto que corta a cidade de Itapetinga.
Conclusão os projetos de revitalização das áreas verdes são esquecidos e desmatam-se as existentes.
ASCOM - PSB - Itapetinga-BA

Um comentário:

  1. Marcelo Gestor Ambiental12 de abril de 2012 às 08:40

    Na entrevista o Promotor está equivocado, árvores nativas são obrigatoriamente usadas para recuperação de áreas degradadas e reflorestamento, em paisagismo como é o caso da lagoa é recomendado sim uso de espécies exóticas, sendo assim o que aconteceu na segunda-feira foi um crime, sacrificar quase uma centena de árvores com mais de 10 anos, para justificar a falta de segurança pública e a baixa qualidade na iluminação no local e em muitas ruas e avenidas da cidade.
    Caso venham plantar novas mudas para substituir as sacrificadas, vão levar outros 10 anos para se transformarem em árvores novamente.
    Está na hora de recuperar a mata ciliar, despoluir o rio catolé, sanear e recuperar o grotão do Octávio Camões, arborizar as ruas e avenidas, para aumentar a cobertura verde da cidade, ao invés de destruir o que já passou tanta dificuldade para se transformar em árvore. Acorda Itapetinga.

    ResponderExcluir