Páginas

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012



Chegada de Gabrielli convulsiona o PT da Bahia


Foto: Reuters
José Sérgio Gabrielli ainda nem chegou à Bahia e o PT local já se arma contra ele. Deseja-se mostrar ao quase ex-presidente da Petrobras que ele está longe de ser uma opção automática à sucessão do governador Jaques Wagner, em 2014.
Um pedaço do PT federal vende a tese segundo a qual Gabrielli deixa a presidência da estatal petroleira para dedicar-se ao projeto político baiano. Falso. Ele não saiu da Petrobras. Foi “saído” por Dilma. O expurgo não ocorreu antes porque Lula intercedera por ele.

Vendeu-se também a ideia de que, acomodado numa secretaria de Estado, Gabrielli seria um projeto instantâneo para 2014 –um candidato a governador esperando para acontecer. Equívoco. Por ora, o PT baiano vê em Gabrielli um problema, não uma solução.
O próprio Jaques Wagner ruminava outros planos. Empinava o nome do deputado federal Rui Costa (PT-BA). Há 18 dias, acomodou-o na Secretaria da Casa Civil. Nessa função, vai coordenar projetos que atraem verbas federais para a Bahia. Obras do PAC, por exemplo.
Afora Rui Costa, o senador Walter Pinheiro (PT-BA) também cultiva o plano de virar candidato. Não é o nome preferido de Wagner. Mas seu grupo imagina que o governador talvez não chegue a 2014 vendendo popularidade. Nessa hipótese, sua vontade valeria menos.
Sob Costa e Pinheiro, proliferam aternativas menos expressivas. Mencionam-se como opções para 2014 um par de prefeitos petistas: Luiz Caetano, do município de Camaçari; e Moema Gramacho, de Lauro de Feitas.
É contra esse pano de fundo envenenado que Gabrielli entra em cena. Não se sabe, por ora, que secretaria vai ocupar. Pode acabar numa poltrona técnica. A Fazenda, por exemplo. O titular atual, Carlos Martins, prepara-se para disputar a prefeitura de Candeias.
Vá para onde for, Gabrielle terá na Bahia uma janela que não se compara à vitrine da Petrobras. Se lhe fosse permitido permanecer na estatal, teria mais facilidade de prospectar votos e doações privadas para uma futura candidatura.

 
Fonte: Blog do Josias de Souza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário