Páginas

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Na manhã desta quarta-feira (30), o MinC realizou uma Palestra sobre as Praças dos Esportes e da Cultura (PEC) no Encontro Nacional de Novos Prefeitos de Prefeitas.


 Oficina tira dúvidas de prefeitos e prefeitas, que tem  em suas cidades "Secretaria de Cultura", sobre as Praças dos Esportes e da Cultura (PEC).



O palestrante, Germano Ladeira (foto), diretor de Infraestrutura Cultural do Ministério da Cultura, conversou com os participantes sobre o programa e o status de implementação das 360 Praças no país. Desse total, 47% estão em obras e outras 175 operações estão em processo de licitação. As PECs das cidades de Toledo e Pato Branco, ambas no Paraná, já foram entregues à comunidade. Germano explicou que a estrutura é entregue mobiliada e equipada para a comunidade, sendo que após a entrega do Plano de Gestão do espaço o MinC transfere R$ 500 mil ao gestor para a realização das etapas de formação, programação de oficinas e de uso da Praça.
Outro ponto abordado na oficina foi o processo de mobilização social da comunidade para a realização do Programa, que vai desde as obras de implantação com ações de capacitação em gestão até a elaboração de suas atividades com cursos e oficinas livres de artes, nas diversas linguagens, possibilitando a formação e estruturação dos grupos e manifestações locais. “Esse é o grande diferencial do Programa das Praças dos Esportes e da Cultura. Há uma gestão compartilhada do espaço entre entes federados e a sociedade”, declarou Germano Ladeira.
Seminários para a troca de experiências com a sociedade também compõem as ações do programa junto às comunidades. A partir de março de 2013, estão programados 11 encontros regionais, nas cinco regiões do país. Confira a programação dos encontros no site.
O diretor também informou sobre a prorrogação dos prazos de algumas etapas da implementação das Praças, conforme Portaria publicada no Diário Oficial da União em 29 de janeiro.
As Praças dos Esportes e da Cultura compõem o Programa de Aceleração do Crescimento – PAC 2 no Eixo Comunidade Cidadã. O Programa é idealizado em conjunto pelos ministérios da Cultura (coordenador); do Esporte; do Desenvolvimento Social e Combate à Fome; da Justiça e do Trabalho e Emprego.
São três tipos de estrutura (700, 3.000 e 7.000m²) que reúnem salas multiuso; biblioteca; telecentro; cineteatro/auditório; quadra poliesportiva coberta; pista de skate; equipamentos de ginástica; playground; pista de caminhada e CRAS.
(Texto: Lara Aliano
Fotos: Mário Agra)
Fonte: www.cultura.gov.b

Nenhum comentário:

Postar um comentário