O governador Eduardo Campos foi o convidado de ontem do Programa do Jô. Quer rever a entrevista? Confira aqui:http://glo.bo/HO3Vv4
Nesta segunda-feira, o apresentador Jô Soares entrevistou o governador de Pernambuco e possível candidato à Presidência da República pelo PSB, Eduardo Campos, que comentou a aliança com Marina Silva. “Cada um do seu jeito, nós estávamos atrás do mesmo objetivo, que é melhorar o país”, disse.
O governador de Pernambuco declarou que ainda não foi discutido se Marina sairá como sua vice nas eleições presidenciais. “Nossa decisão é que vamos estar juntos. Antes de discutir a forma, nós temos que discutir o conteúdo. Nós vamos discutir a formação da chapa em 2014”, afirmou.
Meus filhos foram nas primeiras manifestações"
Eduardo Campos
Segundo Eduardo Campos, o que mais o fascinou na Rede Sustentabilidade foi o fato de seus integrantes serem jovens. “A Rede vai nos ajudar e a gente também vai ajudá-los. Haverá uma troca”, explicou o governador.
Durante a entrevista, o presidente nacional do PSB revelou também que se não estivesse no governo, teria se juntado à população que se manifestou nas ruas de todo o país. “Meus filhos também foram nas primeiras manifestações. Se eu não estivesse no governo, eu estaria lá”, contou.
Governador de Pernambuco comenta sobre paternidade (Foto: TV Globo/Programa do Jô)
Em 2014, além de disputar a Presidência da República, Eduardo Campos será pai pela quinta vez. Juntos desde os 15 anos, o político e sua esposa, Renata Campos, já escolheram o nome de seu filho, Miguel. “Eu gosto de criar gente. Pessoas que acreditam no Brasil”, ressaltou.
OPrograma do Jôcom a entrevista de Jô Soares com o governador Eduardo Campos vai ao ar nesta segunda-feira, logo após oJornal da Globo.
Eduardo Campos participa do Programa do Jô desta segunda-feira (Foto: TV Globo/Programa do Jô)
O Engenheiro da Embasa de 60 anos pulou do 7º andar do Centro Odontológico DR. Altamirando da Costa Lima, em Vitória da Conquista, na Rua Otávio Santos na manhã dessa quarta-feira (6). Valfredo era irmão do falecido professor João Logeto da Emarc e da também professora de Filosofia Tania Logeto do Colégio Alfredo Dutra. Foi militante estudantil nos anos 70 junto com Luiz Nova, Lídia Rodrigues e Gilson de Jesus. Tivemos a oportunidade de desfrutar de bons momentos juntos e hoje todos foram tomados de surpresa da decisão repentina de Valfredo.
Valfredo, cerca de dois anos atrás fez cirurgia para colocação de uma válvula cardíaca e 15 dias atrás soube da notícia que teria que passar por nova cirurgia em São Paulo e estava muito inseguro, sem conseguir dormir e depressivo. Tivemos contato pessoal no dia 26 de outubro num churrasco em Conquista e deu pra sentir a tensão porque passava.
O corpo do Engenheiro foi liberado pelo IML no final da tarde e está sendo velado na Loja Maçônica situada na Av. Luis Eduardo Magalhães. Será sepultado nesta quinta-feira no cemitério do Bairro Camacã em Itapetinga. Externamos nosso pesar a esposa Lia Caetité, filhas e familiares.
Campeão do ‘enrolation’ e da incompetência, foi finalmente demitido pelo vacilante prefeito Zé Carlos.
ITAPETINGA: Depois de pular inúmeras fogueiras e sair pela tangente em quase todas as denúncias referentes aos seus desmandos e incompetência frente à Secretaria Municipal do Meio Ambiente, o polêmico secretário Carlos Leôncio Costa foi, para alegria geral da nação itapetinguense, exonerado do cargo, cabendo ao seu ‘criador’ e mentor político, o vereador petista Marcos Gabrielli, anunciar a sua saída.
O anúncio aconteceu na tarde desta terça-feira, no programa de rádio Rezenha da Cidade, comandado pelo vereador e comunicador Tarugão Barreira. Durante a sua entrevista, o vereador Marcão informou a saída e Carlos Leôncio e adiantou o nome do seu provável sucessor, o atual secretário de agricultura (?) “Berraus”, que deverá acumular a pasta do Meio Ambiente.
Pelo teor das denúncias feitas contra Carlos Leôncio, como o abandono, maus tratos e sumiço de animais da Matinha, derrubada de árvores no Parque da Lagoa, abandono do projeto de revitalização do Rio Catolé, com mais de 6 milhões na conta da prefeitura e, por fim, o enorme escândalo das ‘laranjinhas’ da PLAN, o prefeito demorou uma eternidade para afastar o indesejável secretário, que se dizia ‘imexível’, por possuir ‘segredos’ comprometedores contra o prefeito e a sua administração.
Resta agora ao fanfarrão ex-secretário, assumir na Petrobrás, o cargo que sempre alegou ter conquistado através de concurso público. Será?
O governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, disse nesta sexta-feira (4) que a Rede Sustentabilidade “pode contar com o PSB como parceiro para as mudanças que o Brasil precisa”. A declaração postada na página oficial do socialista no Facebook.
Campos afirmou que assinou o documento a favor da criação da Rede, legenda idealizada pela ex-senadora e ex-ministra Marina Silva, pois seu partido possui vários pontos em comum, como “a construção de novas ideias e práticas políticas para um novo Brasil, mais transparente e humano”.
A lista que coletou assinaturas para a criação da Rede Sustentabilidade foi assinada por Eduardo Campos no dia 14 de maio deste ano, na presença da própria Marina, quando os dois se encontraram na sede provisória do Governo de Pernambuco, em Olinda. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) barrou a criação partido na terça (3) alegando, justamente, falta de assinaturas.
Em julho de
1971, um grupo de cidadãos, irmanados pelo mesmo ideal, sentou-se à mesma mesa
para falarem de registro de fatos que ser notícias e dados históricos. No fim
do conclave chegou-se a conclusão que doravante funcionaria em Itapetinga um órgão
de imprensa que haveria de superar as adversidades e se firmar como o jornal de
maior duração e circulação da região, seu nome “Jornal Dimensão” de Itapetinga.
Seu
primeiro Redator Chefe Dr. Flávio Scaldaferri, a quem Itapetinga rende
homenagens, bem como seus coadjuvantes Laércio Sobrinho, Emerson Campos e
outros colaboradores.
A Justiça de Santa Adélia, município de 14,3 mil habitantes do interior de São Paulo, cassou os mandatos do prefeito, vice e três vereadores, acusados de trocar votos por gasolina. O chapa do prefeito Marcelo Hercolin (DEM) era a única concorrente no pleito de 2012. Como cabe recurso, eles continuam no cargo.
De acordo com a sentença, divulgada nessa terça-feira, 23, os então candidatos avisavam o proprietário do posto de gasolina, que era autorizado a abastecer os veículos de moradores que fossem ao local e informassem que a cobrança era em nome de um dos políticos. Os valores eram anotados em uma lista, depois repassada aos candidatos.
Durante a campanha, um juiz eleitoral observou a movimentação e denunciou o caso ao Ministério Público Eleitoral. Segundo depoimentos de funcionários do estabelecimento, a prática ocorreu diariamente e a movimentação aumentou na semana anterior à votação. “Diante de todas as provas colhidas, seja a lista apreendida, sejam as provas testemunhais, não resta dúvida de que os candidatos captaram ilicitamente os votos dos eleitores com a doação de combustível e abusaram do poder econômico”, diz a sentença do juiz eleitoral Rodrigo Rissi Fernandes.
Alguma semelhança com uma cidade na Região Sudoeste ?
Oito
mil pessoas pararam a capital baiana no fim da tarde desta
segunda-feira (17). Em uma manifestação pacífica, estudantes baianos se
uniram ao Movimento Passe Livre que ocorre em todo o País. Na Bahia, as
reivindicações são muito além da gratuidade no transporte público.
Melhorias na educação, saúde, saneamento básico e protestos contra os
altos custos com as obras para a Copa do Mundo foram bases para o
protesto.
Dentre as frentes estudantis estiveram representantes da União dos
Estudantes da Bahia (UEB) e da União Brasileira dos Estudantes
Secundaristas (UBES), além de estudantes de escolas públicas, de
universidades, professores e adeptos.
Apesar do clima tenso não houve confronto com a Polícia Militar. De
acordo com o comandante Nascimento, a orientação por parte da Secretaria
de Segurança Pública (SSP) era a de não confrontar com os
manifestantes. “Estamos aqui para dar tranquilidade aos manifestantes,
para que possam se deslocar no ir e vir. Nós negociamos uma via somente,
para que as pessoas não sejam importunadas”.
Apenas 30 policiais militares faziam a segurança na saída da
manifestação, às 16h, em frente ao shopping Iguatemi. Ainda de acordo
com o comandante, o efetivo não estava munido com bombas de gás de
efeito moral. “Nada disso será necessário”.
No trajeto, os estudantes saíram do Iguatemi, seguiram pela Avenida
Tancredo Neves e voltaram pela Estação de Transbordo. De acordo com os
manifestantes, o ato de “passe livre” aconteceria ali, quando os
protestantes entrariam nos ônibus e passariam sem pagar a passagem. O
trajeto seguiu adiante pela Avenida ACM e terminou em frente ao shopping
Iguatemi, por volta das 22h. O “passe livre” não aconteceu.
Para o diretor da União dos Estudantes da Bahia, Helder Conceição, o
movimento perpassa por outras questões. “Prioritariamente o objetivo é a
questão do transporte público de qualidade que já discutimos há anos,
mas hoje conseguimos um bom apoio por conta do que está acontecendo em
São Paulo para podermos dar início a este debate, um transporte de
qualidade com um valor acessível. Nós estamos estendendo nossas veias
para além do transporte, como é o caso da educação, que é uma carência
muito grande, e também da saúde”.
O líder estudantil ainda lembra que essa manifestação é uma continuidade
da “Revolta do Buzú”, protagonizada por também estudantes contra o
aumento da tarifa de ônibus, em Salvador, em 2003.
Para a estudante de Direito, Emily Costa, as Copas não deixarão legado
para a população. “Nós teremos uma Copa com investimentos absurdos do
governo e não haverá investimentos em educação, saúde, em coisas
básicas, como moradia. Pessoas estão morrendo soterradas e nas filas dos
hospitais. A revolta é por isso. Nós queremos um estado igualitário.
Essas obras não deixarão nenhum legado para a população baiana. O que a
população precisa é que os governantes os tratem com dignidade”.
Professores também foram adeptos à manifestação. Mônica, professora
autônoma e que não quis informar o sobrenome, apoia o movimento
pacífico. “É uma manifestação pelo direito da legalidade de um
transporte mais barato, pois o transporte de Salvador é um dos mais
caros, e eu acho que os estudantes tem que reclamar mesmo e por isso
estou aqui apoiando. Nem todos os ônibus possuem a meia passagem e isso
tem que ser reivindicado também. O movimento aglutina outras questões
também como a impunidade, a corrupção, o desvio de dinheiro e o
superfaturamento nas obras dos estádios”.
Na
passeata nenhum representante político esteve presente. De acordo com o
diretor da UEB, apesar da frente do movimento ser prioritariamente
partidária, nenhum debate foi feito com o Governo do Estado ou com a
Prefeitura de Salvador. “As forças de luta da juventude estão
participando ativamente, mas os partidos políticos não tomaram frente e
se depender de nós não irão participar. Não fizemos nenhuma reunião com
eles, pois o movimento é novo aqui em Salvador. Vamos ver o que vai dar
depois dessa manifestação. Estamos abertos ao diálogo ”.
Um novo protesto está marcado para esta quinta-feira (20). Segundo a
organização, o protesto terá inicio no Campo Grande e segue até a Arena
Fonte Nova, onde acontece a partida entre Nigéria e Uruguai, no jogo de
estreia do estádio pela Copa das Confederações.
O prefeito de Ibicuí, Abel Cornélio Morais (PDT), morreu na madrugada desta segunda-feira (17), aos 50 anos. Ele foi internado às pressas na noite de domingo (16) na UTI de um hospital de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano.
O político teria sido submetido, recentemente, a uma cirurgia no estômago e não resistiu a complicações posteriores. Agora, quem assume o cargo é a vice-prefeita Gilnay Santana (PTN), irmã do deputado estadual Coronel Gilberto Santana.
A notícia pegou a população de surpresa, pois a cidade está preparada para receber milhares de turistas para a tradicional festa junina que ocorre na cidade todos os anos. Ainda não há informações se o evento será cancelado ou não.
Os professores da rede municipal cruzaram os braços por dois dias (12 e 13 de junho) para cobrar o reajuste de 20%. Os
docentes realizaram manifestação no centro da cidade e se dirigiram para o pátio da Prefeitura Municipal, para chamar
atenção de suas reivindicações. Na última paralisação do dia
06 as escolas fecharam 100%, segundo informações do sindicato. Até o
momento a equipe do prefeito ofereceu 5% de reajuste parcelado em 2,5%
retroativo a janeiro e 2,5% em junho.
A APLB através de estudos técnicos
comprovou que a prefeitura tem condições de reajustar os salários em 20%. Nos dia 12 e 13 somente as creches
funcionarão com os assistentes.
A categoria ainda exige a devolução de mais de R$ 600.000,00 dos mais de R$ 1.200.000,00 que foram desviados de suas finalidades do FUNDEB, os manifestantes ainda exigem transparência na administração pública e a nomeação imediata do novo Secretário de Educação já que a anterior fora exonerado do cargo e não há até este momento um substituto.
Quer ter reportagem bombástica, fique de plantão na Matinha.
Sucessivas bombas vem explodindo na Secretaria de Meio Ambiente de Itapetinga, fatos vergonhosos de um secretário negligente vem sendo divulgado através da mídia, depois de gastar milhares em reformas nunca vistas, permitir maus tratos aos animais e fechar um dos maiores patrimônios públicos de Itapetinga e região, o Zoo-Matinha, Carlos Leôncio agora tenta impedir a todo custo a entrada da imprensa e vereadores ao interior da mesma, o fato mais vergonhoso foi registrado nesta quinta-feira (30), quando uma equipe da TV Record veio a Itapetinga para fazer uma reportagem sobre as condições da Zoo-Matinha e foram barrados na portaria. Segundo as informações do Blog Diga Diga, o prefeito em exercício Alécio Chaves chegou a ser acionado, mas jogou a responsabilidade para o secretário Leôncio, o que prova a situação de abandono da cidade. Esse fato mostra que em Itapetinga não tem quem manda, todos fazem o que querem, infelizmente a sociedade outra vez é lesada ao confiar em colocar no poder homens omissos, que sabem o que devem fazer, mas não fazem nada.
Na última sexta-feira (24), a equipe do Programa Momento Cidade
(Diego Rodrigues, Tarugão e Tito Rocha) e Blog do Diga Diga esteviveram
no Parque do Zoo -Matinha que se encontra fechado para reforma desde o
mês de Fevereiro, no município de Itapetinga, o intuito da visita ao
parque foi colher informações de um suposto Furto de um Animal do
Parque, um Jacaré. Na entrada do Parque a equipe foi impedida pelo
Porteiro de entrar, segundo ele, havia uma ordem do Secretário Municipal
de Meio Ambiente, Carlos Leôncio, para proibir a entrada do Vereador
Tarugão, de Blogueiros e de Sindicalistas na área do Zoo-Matinha.
Acionada a Polícia Militar e iniciando um tumulto o Secretário
compareceu voltou atrás em sua decisão e liberou a entrada da equipe no
Parque.
As condições da estrutura do Parque Municipal do Zoo-Matinha são
precárias, a equipe de reportagem encontrou uma baixa população de
Animais, estrutura física degradada sem as condições mínimas de se
manter animais naquele Parque.
Esta matéria nos blogs de Itapetinga rendeu uma disputa entre vereador e secretário de meio ambiente, envolvendo até força policial.
Um jacaré com mais de dois metros de comprimento e pesando mais de 120 quilos foi furtado no interior do Parque Zoobotânico da Matinha na cidade de Itapetinga, no sudoeste do estado. Outros animais do parque já foram furtados.
Na tarde da última quinta-feira, o crime foi registrado na delegacia local pelo veterinário e também responsáveis pelos animais do local, Robert Brito Lemos, de 58 anos. Procurado por nossa equipe, o veterinário não aceitou falar sobre o caso.
Foto- arquivo do Itapetinga Repórter. Imagem feita em 30 de dezembro de 2011.
O secretário de meio ambiente do município, Carlos Leôncio, acredita que o jacaré foi abatido durante a madrugada e que usaram armas de grosso calibre para matar o animal. Ainda segundo Leôncio, o parque tem 24 hectares e tem apenas um vigilante, que não pode portar arma de fogo. E isso, segundo ele, acaba facilitando a ação dos criminosos.
O animal estava desparecido há 15 dias, mas o boletim só foi feito na última quinta-feira, dia 23. Agentes da delegacia local investigam o crime.
Polícia Militar é acionada para resolver confusão envolvendo vereador, sua equipe e porteiro da matinha.
Leôncio fez de tudo para impedir a entrada do vereador na Matinha
ITAPETINGA: Com a divulgação do sumiço misterioso de um jacaré no Zoo Matinha, o vereador Tarugão resolveu se dirigir ao local, acompanhado por alguns repórteres, mas foi surpreendido na entrada do Parque com uma determinação do secretário Carlos Leôncio, impedindo terminantemente o acesso do vereador, de alguns sindicalistas e até do editor do Sudoeste Hoje, que sequer se encontrava no local.
A polícia foi acionada e garantiu a entrada do vereador no Parque
Revoltado e consciente das sua prerrogativas como vereador, Tarugão acionou a polícia e acabou tendo acesso à Matinha, mesmo contra a vontade do amedrontado secretário do Meio Ambiente, que fez de tudo para esconder a situação calamitosa em que a Matinha se encontra.
Lá dentro, toda a farsa de Leôncio foi desmascarada, pois nenhuma reforma foi constatada, a não ser a ampliação da sua sala, tocada com apenas um pedreiro e dois serventes. De resto, um abandono total, como demonstram as inúmeras fotos tiradas pelo blogueiro Diego Rodrigues, que reafirmam o estado de total abandono da Matinha, fechada para uma suposta reforma há quase cinco meses.
ITAPETINGA: Embalado pela presença maciça da sua claque adestrada, compulsoriamente requisitada para acompanhá-lo na abertura da 43ª Exposição Agropecuária de Itapetinga, o prefeito Zé Carlos foi extremamente infeliz no seu discurso, ao destilar toda sua mágoa contra a diretoria do Sindicato Rural de Itapetinga, a quem acusou de usar o evento para fazer politicagem, gerando um enorme mal estar no meio dos presentes, com exceção dos seus ‘fiéis’ seguidores, que o aplaudiram efusivamente.
O discurso do prefeito foi grosseiro e inoportuno e demonstrou todo o seu despreparo para uma convivência harmoniosa com a sociedade que dirige e que deveria tratar com maior respeito, principalmente a direção do Sindicato Rural, formada por pessoas do mais alto nível, que vêm conseguindo reerguer o nome de Itapetinga no cenário nacional, como um dos centros maia importantes da pecuária do Norte e Nordeste.
Mas como quem fala o que não deve, acaba ouvindo o que não quer, a resposta veio a galope, nas palavras de Adriano Alcântara, presidente do Sindicato Rural de Itapetinga, que refutou as diretas e indiretas do desequilibrado alcaide, que ainda cometeu mais um gesto de indelicadeza, virando as costas enquanto Adriano proferia o seu oportuno pronunciamento.
(foto César Soares)
Após o encerramento, todas as pessoas que conversavam sobre o ocorrido, foram unânimes em afirmar que Zé Carlos perdeu uma grande oportunidade de ‘ficar calado’ durante o solenidade.
O ex-prefeito de Itororó Edineu Oliveira
(DEM) acaba de sofrer um Derrame Pericárdico em sua residência.
Informações iniciais dão conta que Edineu sentiu-se mal em sua
residência no Centro de Itororó e foi levado ao Hospital Cristo Redentor
de Itapetinga onde se encontra internado.
Derrame pericárdico é o acúmulo anormal
de fluido na cavidade pericárdica, conjunto de membranas que envolve o
coração. Devido ao pouco espaço, a acumulação de fluido causa aumento da
pressão intrapericárdica e pode afetar negativamente as funções
cardíacas, causando um tamponamento cardíaco
Familiares informaram que Edineu passa
bem e que fará novos exames para saber se será necessário fazer alguma
cirurgia cardiaca.
Confiram esta informação que acabamos de receber via comentário no site:
“A pedido da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Itapetinga, sudoeste baiano, foi realizada na sede da 1ª Promotoria de Justiça na Regional do Ministério Público da Bahia, na manhã desta segunda-feira (06/05), uma Reunião com o Promotor de Justiça, Dr. José Junseira Almeida de Oliveira, titular da 1ª Promotoria de Justiça, o representante do Frigorífico Sudoeste, o empresário Sr. José Marcos Ribeiro Costa e o secretário de Meio Ambiente, Sr. Carlos Leôncio Souza Costa, que teve como objetivo acompanhar o andamento da aquisição e instalação do filtro de lavagem de gases da graxaria do aludido frigorífico.
Justificativa do Frigorífico Sudoeste:
Aberta a Audiência, o representante do Frigorífico Sudoeste, Sr. José Marcos Ribeiro Costa, informou que já comprou o equipamento e que a data prevista para a sua entrega em Itapetinga pela empresa fabricante é na SEGUNDA QUINZENA DE JUNHO do corrente ano.
O empresário garantiu que a matéria-prima (POA) processada na graxaria do Frigorífico Sudoeste é oriunda de frigoríficos de Vitória da Conquista, Ilhéus, Jequié e Eunápolis e está adequada ao processamento.
José Marcos Informa: A)Que a solução definitiva do problema decorrente do FEDOR exalado pelas chamas da graxaria será resolvida de forma definitiva com a instalação do equipamento chamado aerocondensador;
B)Que serão necessários apenas dois finais de semana para a instalação do equipamento, a partir da sua chegada à Itapetinga.
Diante do promotor de justiça, Dr. José Junseira e do secretário de meio ambiente, Sr. Carlos Leôncio, foi sugerido ao representante do frigorífico Sudoeste, Sr. José Marcos Ribeiro Costa, que o mesmo fizesse uma campanha de esclarecimento à comunidade sobre as providências que estão sendo adotadas para solucionar o problema do mau cheiro gerado graxaria.
Fica esclarecido aos presentes desta Reunião, que o compromisso assumido pelo representante do Frigorífico Sudoeste perante a 1ª Promotoria de Justiça desta Comarca não inibe a ação de fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA), e nenhum outro órgão ambiental.
ENTÃO FICA CLARO QUE AQUELE PRAZO CONCEDIDO EM FEVEREIRO DESTE ANO PARA O PROBLEMA SER SANADO ATÉ O FINAL DE MAIO/2013, FICA PRORROGADO, ATÉ NOVO PEDIDO DE PRORROGAÇÃO A SER FEITO PELO EMPRESÁRIO.
Não havendo mais nada a tratar, foi encerrada a reunião e lavrada a ATA, que estando todos de acordo, foi assinada pelos presentes.
Exmº Dr. José Junseira Almeida de Oliveira / Promotor de Justiça – Titular da 1ª Promotoria de Justiça.
Ilmº. Sr. Carlos Leôncio Souza Costa / Secretário de Meio Ambiente de Itapetinga
Ilmº. Sr. José Marcos Ribeiro Costa / Empresário e representante do Frigorífico”
Nesta
quinta-feira os Ministros do Tribunal Superior Eleitoral proveu agravo
regimental no processo que tem como réu o prefeito de Itororó, Marco
Brito (PMDB).
Segundo informações, o relator do
processo, Ministro Marco Aurélio, foi voto vencido, os Ministros deram
provimento o recurso do Procurador, que pede a impugnação de Marco
Brito, por conta da “Ficha Suja.
O Tribunal, por maioria, proveu o agravo
regimental, nos termos do voto do Ministro Dias Toffoli, que redigirá o
acórdão. Votaram com o Ministro Dias Toffoli a Ministra Laurita Vaz e
os Ministros Castro Meira, Henrique Neves da Silva, Luciana Lóssio e
Cármen Lúcia (presidente).
EXPECTATIVA POR NOVA ELEIÇÃO:
Ainda
existe dúvida sobre o futuro político da cidade, por isso é importante a
publicação do acórdão. Mas nos meios políticos o ex-prefeito Adroaldo
Almeida (PT), tem pretensão de ser candidato a prefeito, se caso tiver
outra eleição.
Porém, o grupo oposicionista está a
procura de um candidato (a), que possa unir toda a oposição. Segundo
informações, a ex-secretária de educação Claudia Pinheiro (PV), foi
sondada, na hipótese ela teria como vice Cristina Almeida(PT) (esposa de
Adroaldo).
Essa articulação poderá contar com o apoio do PSB, PDT, PTB, PSOL, PRB, grande ala do PT, PSL e PT do B.
Como fica agora a relação entre o vice Alécio e o prefeito Zé Carlos?
Depois dos reiterados desmentidos por parte do vice-prefeito Alécio
Chaves e seus aliados, a sua esposa e secretária de Educação Eliene
Chaves foi derrubada do cargo, em decorrência das graves denúncias que
recaíam sobre a sua gestão na Secretaria Municipal de Educação.
Nepotismo, locação irregular de veículos, atraso na distribuição de
merenda escolar, dentre outras irregularidades, foram determinantes para
a saída da secretária Eliene Chaves, que herdou a pasta do seu marido
Alécio, desde que este se afastou da secretaria, no ano passado, para
concorrer ao cargo de vice-prefeito.
Outro fator foi o acirramento das disputas internas entre os vários
grupos que compõem o governo municipal, em que Alécio e sua esposa
passaram a ser ‘as bolas da vez’, para abrir espaço para gente mais
articulada politicamente e com um apetite por cargos e vantagens ainda
maior que o dos Chaves, que se isolaram no meio de tantas feras, achando
que poderiam alçar voos ainda maiores.
Ironicamente, coube ao blogueiro amigo de Alécio e Eliene, informar a
saída definitiva da secretária, em uma espécie de nota fúnebre, depois
das frustradas tentativas de desmentir as matérias postadas pelo
Sudoeste Hoje, informando que a saída da secretária de educação era só
uma questão de dias.
O ‘pedido’ de saída já se encontra na mesa do prefeito e o decreto
de exoneração deverá ser publicado ainda nesta sexta-feira, juntamente
com as demissões dos demais servidores envolvidos nas denúncias que
derrubaram a secretária Eliene.
A atual coordenadora da Direc 14, Sibeli Neres, deverá assumir o posto em substituição à Eliene Chaves. Por Davi Ferraz
O Abatedouro Municipal de Suínos de Itapetinga, localizado nas
proximidades da ponte de Zé Dias, se encontra em total abandono e em
péssimas condições de uso e higiene. Segundo informações de pessoas que
trabalham no local, o matadouro de suínos foi alugado pela prefeitura
por cerca de R$ 3,5 mil a R$ 4 mil mensais e entregue aos magarefes e
açougueiros, com o município arcando ainda com os custos de um zelador,
que sequer frequenta o setor de trabalho, vigilantes e administradores,
que por lá nunca aparecem.
Durante a excelente reportagem do G1 Cidade, os profissionais que lá
se encontravam não quiseram comentar sobre o assunto, mas alguns
acabaram admitindo que se sentem prejudicados com a falta de respeito
que a administração vem tendo com a classe e até envergonhados diante da
população itapetinguense, que consome a carne dos animais abatidos
naquelas condições.
Os animais são abatidos no chão, próximo ao esgoto e praticamente ao
ar livre, sem nenhuma higiene ou preocupação com as normas sanitárias,
com a presença inevitável de urubus e outros animais. O local onde fica o
vigia é desumano, com sanitários destruídos e imundice por todo lado.
Os açougueiros e magarefes sofrem há muito tempo com essa situação e
reclamam por um local apropriado para o abate, onde haja higiene e
condições sanitárias satisfatórias, como merecem os consumidores da
carne suína em Itapetinga.
Abram os olhos, tapem o nariz e confiram as fotos:
Um ceguinho agora a pouco 19:00 do 1º de maio de 2013, estava chegando de viagem em um ônibus que faz linha entre Itabuna e Vitória da Conquista, quando a condução passava em frente do centro industrial começou entrar pelas janelas um forte odor caractéristico de nossa cidade nos últimos tempos, tão logo começou a fedentina e ceguinho gritou "motor para no ponto do Leite Glória", eu fiquei intrigado e logo perguntei para o distinto ceguinho, como ele sabia que já estava em Itapetinga, se ele viajava sozinho e ninguém no ônibus ainda se manisfestara, ele rapidinho respondeu "com esse fedor, só pode ser Itapetinga meu filho". Moral da história: a fedentina pelo menos está servindo de referência para acessibilidade de deficientes visuais. Pergunto às autoridades: Até quando? Fonte: Marcelo Santana - Tecnólogo em Gestor Ambiental