Páginas

domingo, 24 de fevereiro de 2013

PROJETO DE RECUPERAÇÃO DO GROTÃO DO BAIRRO OCTÁVIO CAMÕES DE ITAPETINGA DE AUTORIA DO GESTOR AMBIENTAL MARCELO SANTANA. O GROTÃO VEM SENDO MONITORADO PELO GESTOR DESDE JANEIRO DE 2010.




Trabalho apresentado ao Curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina: Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, sobre orientação da Tutora eletrônica Silvia A. Machado.

   

INTRODUÇÃO



            O rápido crescimento da população na cidade de Itapetinga resultou na ocupação de áreas acidentadas não propicias à construção de edificações e inadequada para habitação, ocupação sem planejamento, produção de resíduos sólidos e líquidos (lixo, água com detergentes e solventes, gordura proveniente de cozinha) poluindo o meio ambiente e nascentes.
Tem-se observado efeitos negativos, principalmente com a degradação dos ecossistemas, até então estáveis.
  

“A experiência ensina e investigações confirmam que todos nós recordamos melhor aquilo que fazemos ativamente.”
(SALOMON, 1999, p. 127)


  


GROTÃO DO BAIRRO OCTÁVIO CAMÕES DE ITAPETINGA
 O Grotão do bairro Octávio Camões, com aproximadamente 4ha (quatro hectares) 40.000 m² (quarenta mil metros quadrados) de área, situada em um boqueirão, cortado ao seu longitudinal por um córrego perene com nascente localizado no ponto mais alto do mesmo, com cobertura vegetal composta por espécies nativas e algumas introduzidas, muitas árvores de médio porte e arbustos de diversas espécies e em muitos pontos gramíneas e ervas rasteiras, foi identificado alguns mamíferos neste pequeno ecossistema contrasta entre espécies silvestres de pequeno porte e alguns mamíferos domésticos que ali se encontram de forma adaptada ao meio, répteis, aves e anfíbios, alem de invertebrados como: formigas e besouros.


            O grotão é um ecossistema completo com fauna e flora diversificado, de relevo acidentado, com pontos de erosão bem acentuados.
            Numa área que visto de longe parece uma reserva ecológica, na verdade está em processo de degradação constante, as construções irregulares vem provocando deslizamentos e com isso um processo de erosão avançado, com estas invasões há um crescente despejo de resíduos por esgotamento, degradando o leito do córrego, ainda foi identificado despejo de lixo em vários pontos da encosta, foi constatado a retirada de areia de forma irregular e clandestina, muitos moradores da região adentra o grotão derrubando árvores e arbustos para usarem como lenha, a poluição provocada por todas as práticas irresponsáveis da população no entorno desta área está degradando e destruindo este ecossistema complexo, o córrego está com aspecto desolador, transformou-se em esgoto a céu aberto, o mau cheiro e os resíduos tóxicos de detergentes, solventes e esgotamento doméstico e das empresas ali situadas, vem eliminando parcialmente a vida aquática no leito do córrego. Por causa da derrubada de árvores de forma descontrolada provocando clareiras em vários pontos, os animais são caçados muitas vezes por prazer de matar dos caçadores. Pássaros (canários terra, papa-capim e muitas outras aves silvestres de canto valorizado), alguns destes em extinção, são capturados, presos em gaiolas e comercializados em feiras livres. Com todos estes abusos o desequilíbrio é inevitável, há proliferação de insetos nocivos causadores de doenças como a dengue, baratas e escorpiões é constante.
            Em contato com moradores das proximidades do grotão foi informado às consequências que este desequilíbrio vem provocando, são reclamações desde mau cheiro, doenças provocadas por insetos, sem falar que nos locais mais distantes, tem sido usado por indivíduos de índole duvidosa, muitos destes procurados pela policia.
            As informações cedidas pelo poder público é que a prefeitura municipal pretende no futuro transformar o Grotão em parque ecológico, mais até o momento não existe um projeto definido.
            Como solução para alguns dos problemas, será apresentada aqui sugestão de correções através de voluntariado.



            Ações propostas:

·  Promover um mutirão de limpeza, recolher o lixo, identificar os pontos críticos, zonear as áreas de erosão, e clareiras, localizar os pontos de esgotamento sanitário;

·  Após a limpeza e identificação dos pontos críticos, ainda em mutirão fazer replantio de árvores nativas e algumas frutíferas, identificar através de plaquetas espécies de árvores e locais a serem saneados;

·  Em ação conjunta com os cursos de Engenharia Ambiental, Biologia e Zootecnia da UESB e Gestão Ambiental da UNOPAR, preparar um projeto de viabilização e recuperação das áreas degradadas, com o projeto pronto apresentá-lo ao poder público e empresas privadas, formular uma força tarefa para executar os atos propostos;

·  Como proposta para o projeto, em primeiro lugar canalizar os esgotos, construindo uma rede geral fora da área pluvial, cercar os limites do Grotão para evitar novas invasões, criar trilhas para passeios ecológicos, proteger a nascente do córrego, eliminar os pontos usados para jogar lixo e resíduos sólidos, fazer barreiras de contenção nas áreas de erosão, plantar mudas de gramíneas para diminuir o risco de novos deslizamentos, treinar guias (jovens de projetos sociais da cidade) para futuras visitas de grupos de estudantes e curiosos, limitar quantidade de indivíduos por grupo e por visita, limitar tempo de permanência nas trilhas criadas, possivelmente criar uma taxa simbólica para custear os guias, promover palestras de educação ambiental para os moradores da região do grotão;

·  O custo de ações propostas terá que ser elaborado e discutido pelo grupo de ação dos acadêmicos da UESB e UNOPAR, neste projeto não foi colocado valores por não haver planilhas das necessidades reais para a recuperação;

·  Criar um grupo de proteção permanente, associação ou cooperativa.

A realização de um projeto deste tamanho é de importância para toda comunidade, as gerações futuras terão um ambiente natural e protegido para o desenvolvimento e conhecimento de educação ambiental, consciência ecológica e saúde das comunidades vizinhas, para tanto será necessária a união da comunidade, estudantes, poder público e organizações não governamentais, força tarefa em defesa de um bem comum.


CONCLUSÃO

  
            As visitas realizadas nas áreas degradadas do grotão, fez desenvolver um sentimento de necessidade de ações ecológicas urgentes nos cinturões verdes da cidade, como também a importância da proteção das áreas naturais que estão pedindo socorro, nascentes desaparecendo, leito de córregos, riachos e rios se tornando esgotos, peixes e seres aquáticos morrendo sufocados, pela ignorância do homem, fez analisar que através de pequenas ações voluntárias podem-se resolver problemas ecológicos que parecem irrecuperáveis, contudo é necessário educar os vizinhos do grotão e de outras áreas naturais degradadas, para que as ações propostas tenham resultado permanente.


REFERÊNCIAS


INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS DA AMAZÔNIA. Normas de Apresentação de Trabalhos Acadêmicos. Disponível em: http://biblioteca.inpa.gov.br/normas.htm Acesso em 08 de setembro de 2010.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

ITORORÓ: JUIZ CONCEDE MEDIDA LIMINAR A REINTEGRAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS DO SAMU A SEUS POSTOS


samuNa tarde desta terça-feira, 19, o Juiz da Vara Cível de Itororó, Dr. Marley Cunha determinou concedida a medida liminar referente à volta da antiga equipe do SAMU que havia sido afastada no último dia 31 de janeiro pelo Governo atual.

O conteúdo já está disponível  e assim a notícia chega em boa hora para a equipe de profissionais que chegou a fazer manifestações para garantirem seus cargos.
Confira o documento expedido pelo Juiz pedindo a reintegração de posse da equipe clicando abaixo:
http://www2.tjba.jus.br/consultaprocessual/primeirograu/teor.wsp?tmp.numero_processo=4983810-4/2013&tmp.seq=7
Entenda o caso:
A novela “SAMU” começou quando ao assumir a prefeitura no dia 01 de janeiro, o novo gestor manifestou a intenção de demitir os funcionários do órgão, fazendo finalmente no dia 31 de janeiro. Quando em Diário Oficial determinou que toda a equipe – com exceção de dois funcionários – fosse desligados de suas funções.
samu liminarO ex-prefeito Adroaldo após processo seletivo havia contratado os profissionais do SAMU pelo período estipulado de 1 ano e deveria fixar contrato pelo período de mais 1 ano. Porém, ao invés disso, efetivou os profissionais e não renovou mais o contrato.
Com a chegada da nova gestão, a certeza da efetivação foi desfeita após o prefeito Marco Brito desligar os funcionários dos seus postos e fazendo por meio temporário – como publicado em Diário Oficial – a contração de novos funcionários.
Segundo divulgação do site Itapetinga Repórter o atual secretário de saúde Marcelo Andrade afirmou: “Nós estamos reformulando o quadro. Estamos reestruturando a secretária. Houve uma série de desmandos, como sumiço de dinheiro e roubo. O prefeito Adroaldo largou salários atrasados, quase um milhão e quatrocentos e nós estamos reestruturando o quadro de pessoal”.
Os profissionais do SAMU entraram com Mandado de Segurança na Justiça para reivindicar seus direitos, e o Juiz da Vara Cível da Comarca de Itororó Dr. Marley Cunha julgou concedida a medida liminar que pede a reintegração dos funcionários do SAMU a seus postos. 
Segundo informações a gestão atual vai recorrer da decisão.
Informações do Blog Itororó Já

PREFEITURA DESCUMPRE CONVÊNIO E HCR PODE SUSPENDER ATENDIMENTO PELO SUS


Corte de repasses pela prefeitura leva diretores do HCR à renúncia

ITAPETINGA: Mesmo depois de ter renovado o Convênio de Cooperação Técnica com o Hospital Cristo Redentor (HCR), com intermediação do Ministério Público, a Secretaria Municipal de Saúde voltou a dar o calote no hospital, suspendendo os prometidos repasses, o que pode levar o HCR a adotar medidas drásticas, como a suspensão de todos os atendimentos de urgência e emergência, aos pacientes do SUS.
Os repasses das verbas a que o HCR reclama, referem-se a um programa do Ministério da Saúde destinado às Santas Casas de Misericórdia, cujas transferências vêm sendo retidas pela Secretaria Municipal de Saúde, desde que a municipalização plena foi implantada no município, e não se trata de uma mera ‘benevolência’ do prefeito Zé Carlos, como alguns tentam propagar.
RENÚNCIA DA DIREÇÃO DO HCR
Além da possibilidade de suspensão dos atendimentos aos pacientes do SUS, parte da direção do HCR pediu demissão. Saem o Provedor da Santa Casa, Dr. Reinaldo Santos e o vice-Provedor, Dr. Nilton Andrade, que lutaram incessantemente para renovar o convênio com o município, única forma de manter aberto o HCR, mesmo em caráter precário. Depois do corte imposto pela prefeitura, os diretores resolveram manifestar a sua indignação, através da renúncia.
ATENDIMENTOS SUSPENSOS
Caso as verbas não sejam repassadas imediatamente, o hospital poderá restringir os atendimentos somente aos pacientes com risco iminente de morte, além de  suspender todos os demais atendimentos, nas diversas especialidades, inclusive no setor de ortopedia, um dos mais importantes no HCR, devido ao grande número de ocorrências ortopédicas causadas por acidentes.
ANÚNCIO À IMPRENSA
O Diretor Médico do HCR, Dr. Gilvan, deverá comunicar, a qualquer momento, todas as medidas a serem adotadas pelo hospital, através da imprensa local e regional, caso não haja um desfecho favorável para a questão. A equipe da TV Sudoeste foi convidada e deverá comparecer a Itapetinga, ainda esta semana, para fazer reportagem a respeito da crise do HCR.
PREFEITO AUSENTE
No meio de toda essa confusão, o prefeito Zé Carlos saiu de circulação mais uma vez, dando carta branca à sua insensível e despreparada secretária de saúde, para massacrar o Hospital Cristo Redentor, como fez com o Hospital Raimundo Perazzo, deixando a população entregue à sua própria sorte.

Fonte: Blog do Davi

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Lídice se revolta com adiamento no caso New Hit



Atenta à polêmica relativa ao caso New Hit, a senadora Lídice da Mata (PSB) se indignou com o adiamento dos depoimentos que darão sustentação ao processo que acusa músicos da banda de estupro de duas adolescentes. A socialista emitiu comunicado oficial dizendo que a decisão é “inaceitável” e que usará a tribuna do Senado para repercutir o caso.
 
“Usarei a tribuna do Senado hoje para manifestar minha indignação perante esta decisão, que atende a um pedido de caráter meramente protelatório por parte da defesa. Afinal, que testemunhas tão essenciais são estas que ainda não foram encontradas?”, questionou a parlamentar. Lídice elogiou o movimento feminista, que está em Ruy Barbosa desde o início das oitivas e se mantem ativo no objetivo de repugnar a existência do grupo e a continuidade de seus shows. 
 
A senadora clamou também que a opinião pública se manifeste para que não haja impunidade no julgamento e lembra que, até setembro, os músicos ficarão em liberdade e estão livres para se apresentar. “E o empresário da banda ainda fala, sem nenhum pudor, que a repercussão do caso é boa porque tornou a banda conhecida nacionalmente. É repugnante!”
 
Fonte: Bocão News

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

CONCURSO DA CÂMARA SOB SUSPEITA DO MP.


Certame realizado em fim de mandato e eivado de erros foi contestado junto ao Ministério Público por parte de um concorrente. A empresa que realizou o concurso antes das inscrições já tinha solicitado mudanças na Lei que criou os cargos, por total incompatibilidade de alguns artigos com o que determina a legislação em vigor. O Edital restringiu em alguns cargos a inscrição de pessoas que não tinha experiência na empresa pública. Coincidentemente esses cargos eram preenchidos por amigos do presidente por isso a manobra do Edital. Nesse caso a Constituição Federal faculta ao certame as provas de conhecimento e as provas de títulos para os que comprovarem “experiência” em cargo público. Não pode ferir a isonomia e discriminar concorrente vetando sua inscrição. O TCM também exige licitação para as empresas aptas a ministrar o concurso não sabemos se isso ocorreu. Ainda essa Lei criou mais 15 cargos para assessor de vereadores inviabilizando assim o controle dos gastos com pessoal pela nova gestão. É aquela velha máxima, criar abacaxi para o outro descascar. Realizar concurso sem poder contratar, pois o mandato se acabou sem mesmo sair o resultado final, mostra a “qualidade” dos gestores que temos em Itapetinga. Segundo informação, o Ministério Público notificou a Câmara nesta segunda. Só para informação de nossos leitores, nenhuma dessas possíveis ilegalidades elencadas acima serviu de base para a intervenção do MP.

domingo, 17 de fevereiro de 2013

VINDE E VEDE FEST 2013



VINDE E VEDE FEST 2013 CONTARÁ COM  A PRESENÇA DA  ’BANDA ANJOS DE RESGATE ‘e ANTÔNIO CARDOSO, NO DIA  23 DE MARÇO, NO GABIRABÃO EVENTOS
Em sua sexta edição o VINDE E VEDE FEST, promovido pelo Movimento Vinde e Vede de Itapetinga , com o apoio das paróquias São José e Nossa Senhora das Graças, com o objetivo principal de arrecadar fundos para custear o Encontro de Formação (em regime de internato durante três dias) que acontece anualmente e, sobretudo a evangelização e louvor, direcionado para toda família.
Em 2012, podemos prestigiar como atração principal a banda de renome Adoração e Vida de São Paulo. E esse ano não será diferente, o  evento contará com as presenças da BANDA ANJOS DO RESGATE, conhecida nacional e internacionalmente,  Antônio Cardoso, também de São Paulo, e o Ministério Vinde e Vede de Itapetinga. Com público estimado em 5.000 a 6.000 pessoas.
Os ingressos estão custando R$ 15,00 (reais). Outras informações poderão ser obtidas por meio dos telefones de contatos: Coordenação do Movimento: (77) 3261-7584/ 8110- 9677, falar com Higro. Caravanas:  (77) 8826-0431/9140-9205, falar com Cássio.

MARCO BRITO NÃO MANTÉM PASTA DA CULTURA. MEDIDA CARACTERIZA RETROCESSO


Apesar do anúncio do prefeito JCM, Itapetinga continua sem Secretária de Cultura e junto com Itororó Na ausência da pasta.

Cultura Itororo
O Governo do Bem 3, nomeou vários nomes para diversas pastas. Porém esqueceu de que Itororó ainda é um celeiro de produtores de atividades ligadas à cultura: Teatro, música, artesanato e artes visuais, ficaram até agora sem uma interlocução oficial e parece que o prefeito vai governar sem a criação de uma Secretaria de Cultura no município. Vale ressaltar para o experiente gestor que abolir a Secretaria de Cultura, constitui atraso no processo de formação do cidadão de Itororó no segmento de Humanidades.
Lembro ao gestor, que a manutenção de uma Secretaria de Cultura resulta em aquisição de receitas específicas no estado e no Ministério da Cultura, o que facilitará em muito a vida dos produtores de arte em Itororó.
A Secretaria de Cultura deve ser mantida com mudanças na forma e no conteúdo para que melhoremos a vida em sociedade. O mais difícil é encontrar em seu agrupamento, quadro cultural com sensibilidade para gerir a referida pasta. O melhor nome ainda é o de Sérgio Ramos, mas a miséria da política partidária impede. Para Marco Brito contrariar essa lógica, em Itororó choverá canivetes e asteroides.
Milton Marinho

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

FAMÍLIA DIZ QUE HCR EXIGIU CHEQUE CAUÇÃO PARA OPERAR “DOGÃO


Toda a cidade tomou conhecimento do acidente envolvendo Ivanildo “Dogão”, ex-presidente do Sindicato dos Servidores Municipais, foi candidato a vereador pelo PSB nas últimas eleições, no último domingo (10) na BA-263, próximo à  Azaléia. Depois de bater contra uma carroça guiando uma moto Ivanildo e Genivaldo deram entrada no HCR com escoriações e lesões.
A surpresa de Rosenildo, irmão de “Dogão”, foi à exigência de ‘cheque caução’ no valor de R$10 mil reais, para que o cirurgião fizesse uma intervenção na perna do paciente acidentado, que sofreu perda de massa muscular.
Enquanto a família providenciava os recursos ou o empréstimo de um cheque através de pessoa amiga, “Dogão” foi transferido para enfermaria do SUS, nesta quarta-feira, com sério risco de infecção no membro inferior.
O irmão de Dogão, Rosenildo Almeida Pires, que é coordenador do Sindicarne, alega que teria invocado a Lei Federal 12.653, sancionada em junho do ano passado, que proíbe a exigência de ‘cheque caução’ por parte dos hospitais, em todo o Brasil, mas acabou não conseguindo atendimento de qualidade para seu irmão.
A família agora busca transferência de “Dogão”, que está em estado mais grave, para o Hospital de Base em Conquista, onde seu filho é estagiário em enfermagem. Rosenildo afirma que fez a denúncia em órgão competente, para que outros casos não venham acontecer, causando a morte de pessoas inocentes. Todos precisam conhecer e fazer valer à lei federal que tornou crime,  a exigência do famoso ‘cheque caução’.
O HCR precisa esclarecer com urgência esse fato.
Informações do Blog do Zé Ferreira

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Cisternas do Água para Todos chegam a 1,6 mil famílias em 2013


Cisternas MI.jpg

 As cisternas de consumo do Programa Água para Todos chegaram a mais 1.683 famílias neste início de 2013. Os reservatórios instalados pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) já alcançam 87 municípios no semiárido de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Piauí e Maranhão. Em outros 31 municípios, Comitês Gestores Municipais estão executando o trabalho de identificação de futuros beneficiários. “Os beneficiados pelo programa são famílias de populações difusas que estão na linha da pobreza ou da extrema pobreza. Muitas delas vivem isoladas e a dificuldade de acesso a água é motivo de muita angústia. O programa instalou até agora cerca de 50 mil cisternas, e o ritmo de instalações tende a crescer”, afirma o coordenador do Programa Água para Todos na Codevasf, Carlos Hermínio de Oliveira.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Costa do Sauípe: um morre e pelo menos 30 ficam feridos em acidente


Foto: Mauricio Almeida *Correio
A queda de uma estrutura de ferro montada no complexo turístico de Costa do Sauípe, na cidade Mata de São João, região metropolitana de Salvador, para sediar um evento do banco Bradesco, deixou uma pessoa morta e cerca de 20 feridos no final da manhã desta quarta-feira (13). Testemunhas contaram à reportagem do Bocão News que havia aproximadamente 200 pessoas na equipe de montagem da cobertura do palco no momento do acidente, entre operários, técnicos e pessoal de serviços gerais.

Duas auxiliares de serviços gerais, Jucileide da Silva e Raiana Oliveira, as duas de 18 anos, presenciaram a tragédia. As jovens estavam na cozinha quando viram muita gente caindo e as estruturas caindo em cima das pessoas. Elas contaram ainda que a obra estava atrasada e que mais trabalhadores foram contratados para trabalhar. "A gente saiu correndo na hora e até ficamos sem sapato e sandália. Achei que ia morrer. Vi muita gente caindo, soterrada debaixo de tudo", contou Jucileide. 
Segundo informação do operário Fábio Silva, que conseguiu escapar com escoriações, uma estrutura metálica que estava sendo montada para um evento desabou, atingindo os operários que trabalhavam na montagem da tenda para a promoção de um evento. Ele contou ainda que equipes do Corpo de Bombeiros, Salvar e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foram deslocadas para realizar os primeiros atendimentos e que demoraram pouco tempo para alcançar o local. Helicópteros do Graer também foram acionados e deverão ser utilizados no resgate das vítimas. 
Oficialmente, 50 pessoas ficaram feridas e duas delas em estado grave. Além disto, muitas pessoas ficaram embaixo das ferragens esperando socorro. Os feridos estão sendo encaminhados para unidades de saúde da região. A gerência do Complexo Costa do Sauípe, confirmou o acidente e declarou não ter detalhes da gravidade do incidente. As primeiras informações deram conta de que a vítima fatal era uma jovem que reside no município de Simões Filho.
O Bradesco divulgou nota lamentando "profundamente o acidente ocorrido hoje, pela manhã, no complexo de Sauípe, na Bahia, onde estava sendo montada uma tenda para um evento. O Bradesco esclarece que está tomando todas as providências necessárias para atender às vítimas.”
Fotos: Roberto Viana 
Fonte Bocão News

UESB ABRE CONCURSO PARA PROFESSOR


Quer fazer parte do corpo docente da universidade que mais cresce no interior do estado? Fique atento ao Edital 021/13 (e alterações), que regem o processo seletivo para professor da Uesb. As vagas de magistério superior contemplam três classes: auxiliar, assistente e adjunto.
As inscrições podem ser feitas até o dia 20 de fevereiro, no site da Instituição, e as provas acontecem entre 4 e 13 de abril. Os documentos necessários podem ser entregues ou encaminhados via Sedex ao campus da vaga de interesse. Para conferir os endereços, bem como ter acesso a outras informações da seleção, leia o Edital.
Em caso de dúvida, entre em contato com a Gerência de Acesso e Acompanhamento pelo telefone (77)3424-8721, ou pelo e-mail concursos@uesb.edu.br.
Assessoria de Comunicação Uesb

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

ITAPETINGA FEDE

A fedentina em Itapetinga causou problemas sérios em pessoas que sofrem de alergias. Em muitas residências o recurso usado para evitar o mau cheiro, foi fechar todas as portas ligar o ar-condicionado, mas para quem não tem nem se quer um ventilador foi difícil dormir com o mau cheiro.
Marcelo Santana
Gestor Ambiental

Foto Faceboock

De tempos em tempos, um mal cheiro insuportável vem incomodando a população de alguns bairros da cidade, principalmente da Nova Itapetinga, Clodoaldo Costa, Otávio Camões e Primavera. A princípio, imaginou-se que a fedentina viesse de uma empresa que processava farinha de osso para ração animal, a Fosfocal, mas a empresa foi desativada e o mal cheiro continua, em dose elevadíssima.
Neste domingo de Carnaval, segundo matérias postadas em alguns blogs locais, o mal cheiro se acentuou, alastrando por toda a cidade, causando nojo e revolta da população e visitantes que para cá se deslocaram, para passar o carnaval com seus parentes. Na  Lagoa, por exemplo, o fedor de fezes se alastrou de tal maneira, que o parque ficou quase deserto, com os visitantes sentindo nojo até de almoçar nos restaurantes.
Segundo o blog Itapetinga Agora, do policial Tiago Bottino, o mal cheiro fez com que moradores e turistas fugissem da cidade, apontando o Secretário Municipal do Meio Ambiente, Carlos Leôncio, como responsável pelo ocorrido, ao lado da Vigilância Sanitária. Outra queixa recorrente dos turistas, segundo o Itapetinga Agora, foi o fechamento da Zoo Matinha, o que causou decepção aos visitantes, que saíram de Itapetinga criticando a administração pública e “enojados” com o que encontraram por aqui.

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Papa Bento XVI vai renunciar ao pontificado em 28 de fevereiro


O Vaticano confirmou a notícia e afirmou que o papado, exercido por Bento XVI desde 2005, vai ficar vago até que o sucessor seja escolhido, o que se espera que ocorra "o mais rápido possível", segundo o porta-voz Federico Lombardi.
O papa Bento XVI durante a audiência semanal desta quarta-feira (16) (Foto: AFP)Ele fez o anúncio pessoalmente nesta segunda-feira (11).
Pontífice afirmou que vai deixar o cargo por conta da 'idade avançada'.
O Papa Bento XVI vai renunciar a seu pontificado em 28 de fevereiro.
Bento XVI anunciou a renúncia pessoalmente, falando em latim, durante o consistório para a canonização de três mártires.
O anúncio é praticamente inédito na Igreja Católica.
Em comunicado, Bento XVI, que tem 85 anos, afirmou que vai deixar a liderança da Igreja Católica Apostólica Romana devido à idade avançada, por "não ter mais forças" para exercer o cargo.
O pontífice afirmou que está "totalmente consciente" da gravidade de seu gesto.
"Por essa razão, e bem consciente da seriedade desse ato, com total liberdade declaro que renuncio ao ministério como Bispo de Roma, sucessor de São Pedro", disse Joseph Ratzinger, segundo comunicado do Vaticano.
Na véspera, Bento XVI escreveu em sua conta no Twitter: "Devemos confiar no maravilhoso poder da misericórdia de Deus. Somos todos pecadores, mas Sua graça nos transforma e renova".
Sucessor de João Paulo II, Bento XVI havia assumido o papado em 19 de abril de 2005, com 78 anos.
28 de fevereiro
Vaticano afirmou que a renúncia vai se formalizar às 20h locais de 28 de fevereiro (17h do horário brasileiro de verão).
Até lá, o Papa estará "totalmente encarregado" dos assuntos da igreja.
O novo Papa será escolhido pelo conclave de cardeais, como de costume.
Decisão surpreendente
O porta-voz do Vaticano disse que a decisão do Papa surpreendeu a todos do seu círculo mais próximo.
Ele afirmou que, após a renúncia, Bento XVI vai à residência papal de verão, em Castel Gandolfo, próximo a Roma, e depois irá morar no Vaticano.
Lombardi também disse que Bento XVI não vai participar do conclave, a reunião a portas fechadas que vai escolher seu sucessor.
O porta-voz afirmou que Bento XVI mostrou "grande coragem" no seu gesto, e descartou que uma depressão tenha sido o motivo da renúncia.
Em seu livro de entrevistas publicado em 2010, Bento XVI já havia falado sobre a possibilidade de renunciar caso não tivesse condições de continuar no cargo.
O últmo precedente parecido da renúncia de um Papa remonta ao ano de 1294, quando Celestino V abdicou antes de ser consagrado. Antes de ser designado Papa, ele havia vivido como um ermitão e disse que não se sentia preparado para assumir o comando da Igreja.

domingo, 10 de fevereiro de 2013

EDUARDO CAMPOS CRITICA OFENSIVA DO PMDB CONTRA PROCURADOR-GERAL



Governador de Pernambuco promete sair em defesa de Gurgel
O governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, criticou neste sábado (9) as ameaças de retaliação feitas por aliados do senador Renan Calheiros (PMDB-AL) ao procurador-geral da República, Roberto Gurgel.
Aliados do peemedebista estariam dispostos a, ao menos, desgastar a imagem de Gurgel produzindo um processo de impeachment contra o procurador a partir de representações já protocoladas no Senado.
Gurgel denunciou Renan ao STF (Supremo Tribunal Federal) dias antes de ele ser eleito presidente do Senado.
“Eu não vejo nenhum indício de falha do procurador-geral que justifique [um pedido de impeachment]“, disse o governador. “É uma medida extrema a ser tomada só quando há falha grave, um absurdo que não vejo.”
Para Campos, “nem o país conhece”, fatos objetivos que possam incriminar o procurador-geral. “Não há sequer uma representação ao Conselho Superior do próprio Ministério Público sobre eventual descumprimento de lei ou do regimento interno.”
O governador insinuou também que o PSB poderá fazer uma defesa explícita de Gurgel no Senado, caso a retaliação se confirme. “Nosso partido vai se meter em tudo o que seja certo”, disse ele.
“Não precisa eu falar, as pessoas que estão lá [no Senado] já sabem disso, a vida inteira fizeram isso, e por isso se elegeram senadores”, afirmou Eduardo Campos. “Foi enfrentando máquinas poderosas que todos eles se elegeram, porque militaram a vida toda em torno desses valores”, declarou.

Fonte: Folha.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Pedido de direito de resposta por parte do grupo interventor do SINDITATIBA. (Concedido)

                          Nota de Esclarecimento.A situação pela qual está passando o Sindicato dos servidores Públicos municipal é muito complexa, uma vez que o mandato da diretoria atual está vencido desde 24 de outubro de 2012, o senhor Presidente IVANILDO, não convocou eleições sindicais, fez resistência para que a mesma não acontecesse. Anteriormente fez uma composição de diretoria com registro em cartório falsificando assinatura de diretores, seguida de uma segunda reforma Estatutária ampliando seu mandato para 2015, na citada reforma no seu artigo 54 no inciso quarto e outros artigos, com seguinte texto; ELEIÇÕES COM INSCRIÇÃO DE CHAPA ÚNICA NA SEDE E NOS MUNÍCIPIOS, sendo totalmente inconstitucional, onde os servidores sem conhecimento aprovaram estas irregularidades. Devido a impossibilidade da realização de uma Assembléia Geral Extraordinária, por impedimento do Presidente, travando o sindicato. A junta governamental