Páginas

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Na manhã desta quarta-feira (30), o MinC realizou uma Palestra sobre as Praças dos Esportes e da Cultura (PEC) no Encontro Nacional de Novos Prefeitos de Prefeitas.


 Oficina tira dúvidas de prefeitos e prefeitas, que tem  em suas cidades "Secretaria de Cultura", sobre as Praças dos Esportes e da Cultura (PEC).



O palestrante, Germano Ladeira (foto), diretor de Infraestrutura Cultural do Ministério da Cultura, conversou com os participantes sobre o programa e o status de implementação das 360 Praças no país. Desse total, 47% estão em obras e outras 175 operações estão em processo de licitação. As PECs das cidades de Toledo e Pato Branco, ambas no Paraná, já foram entregues à comunidade. Germano explicou que a estrutura é entregue mobiliada e equipada para a comunidade, sendo que após a entrega do Plano de Gestão do espaço o MinC transfere R$ 500 mil ao gestor para a realização das etapas de formação, programação de oficinas e de uso da Praça.
Outro ponto abordado na oficina foi o processo de mobilização social da comunidade para a realização do Programa, que vai desde as obras de implantação com ações de capacitação em gestão até a elaboração de suas atividades com cursos e oficinas livres de artes, nas diversas linguagens, possibilitando a formação e estruturação dos grupos e manifestações locais. “Esse é o grande diferencial do Programa das Praças dos Esportes e da Cultura. Há uma gestão compartilhada do espaço entre entes federados e a sociedade”, declarou Germano Ladeira.
Seminários para a troca de experiências com a sociedade também compõem as ações do programa junto às comunidades. A partir de março de 2013, estão programados 11 encontros regionais, nas cinco regiões do país. Confira a programação dos encontros no site.
O diretor também informou sobre a prorrogação dos prazos de algumas etapas da implementação das Praças, conforme Portaria publicada no Diário Oficial da União em 29 de janeiro.
As Praças dos Esportes e da Cultura compõem o Programa de Aceleração do Crescimento – PAC 2 no Eixo Comunidade Cidadã. O Programa é idealizado em conjunto pelos ministérios da Cultura (coordenador); do Esporte; do Desenvolvimento Social e Combate à Fome; da Justiça e do Trabalho e Emprego.
São três tipos de estrutura (700, 3.000 e 7.000m²) que reúnem salas multiuso; biblioteca; telecentro; cineteatro/auditório; quadra poliesportiva coberta; pista de skate; equipamentos de ginástica; playground; pista de caminhada e CRAS.
(Texto: Lara Aliano
Fotos: Mário Agra)
Fonte: www.cultura.gov.b

MinC no Encontro Nacional de Prefeitos

Cerca de 250 prefeituras, que tem Secretaria de Cultura procuraram o Ministério da Cultura para adesão ao SNC

Pedro Ortale e Bernardo Machado, do MinC, durante exposição a prefeitos
Durante a realização do Encontro Nacional dos Novos Prefeitos e Prefeitas, o Ministério da Cultura recebeu o pedido de cerca de 250 prefeituras interessadas em aderir ao Sistema Nacional de Cultura (SNC). Este número é resultado da oficina realizada na manhã desta quarta-feira (30), durante a programação do Encontro, em que os prefeitos puderam conhecer o Sistema e saber mais sobre o processo de adesão a ele.
Até o momento, 22 estados e o Distrito Federal, além de mais de 1,4 mil municípios, já aderiram ao Sistema Nacional de Cultura.
De acordo com um dos palestrantes, o coordenador-geral de Institucionalização e Monitoramento do SNC, Pedro Ortale, no primeiro semestre de 2013, serão realizadas novas oficinas com os representantes das prefeituras para auxiliá-las no processo de adesão. As oficinas fazem parte do programa de capacitação de gestores para a implementação dos Sistemas Municipais, realizado pela Secretaria de Articulação Institucional (SAI) do MinC, responsável pelo SNC.
As informações sobre as etapas de adesão ao SNC podem ser obtidas no blog

A Palestra
Além de Pedro Ortale, a palestra foi realizada, também, pelo diretor do Sistema Nacional de Cultura e Programas Integrados, Bernardo Machado. “O Sistema é um tema prioritário no Ministério que apresenta um novo modelo de política de Cultura, fortalecendo a gestão cultural entre a União, os Estados, o DF, os municípios e a sociedade civil”, explicou o diretor.
Os dirigentes da Pasta trataram da parte conceitual – abordando os direitos culturais e o arcabouço jurídico referente à Cultura – e da parte operacional – mostrando o passo-a-passo para o prefeito institucionalizar a participação no Sistema junto ao MinC.
O SNC foi incorporado à Constituição brasileira com a aprovação da Emenda Constitucional nº 71/2012, em novembro passado.
Com a adesão ao SNC, os Estados e os Municípios assumem o compromisso de estruturar os Sistemas Estaduais e Municipais de Cultura. O novo mecanismo assegura a transparência e o controle social do setor cultural, a partir da implementação de conselhos de cultura, de fundos de cultura e outras formas de participação social nas políticas públicas.
(Texto: Lara Aliano
Fotos: Mário Agra)
Fonte: www.cultura.gov.b

MORRE A PROMOTORA GENÍSIA OLIVEIRA


Faleceu nesta terça-feira (29), a Promotora Genísia Oliveira, vítima de uma infecção generalizada num Hospital em Belo Horizonte-MG.

promotora-Genísia-OliveiraNatural de Ibiassucê, Drª Genísia, como era conhecida, sofreu um grave acidente de carro no último dia 17 de janeiro na BA-263 que liga Vitória da Conquista a Itapetinga e ficou internada por vários dias no Hospital Samur em Vitória da Conquista.
Dias depois foi transferida para a capital mineira onde continuou o tratamento até o falecimento ocorrido hoje.
Entre as cidades que a promotora atuou estão Tremedal, Brumado entre os anos 2003 a 2008, Vitória da Conquista e atualmente estava lotada na Vara Criminal de Itapetinga. 

Fonte: Tribuna da Conquista

domingo, 27 de janeiro de 2013

Morre a mãe de Mara Maravilha: 'Dor mais insuportável da minha vida'


Dona Marileide morreu neste domingo, 27. Cantora falou sobre a perda no Twitter.

Tatiana RegadasDo EGO, em São Paulo
Mara Maravilha e a mãe, Marileide (Foto: Reprodução/Instagram)Mara Maravilha e a mãe, Marileide


Mara Maravilha perdeu a mãe neste domingo, 27. A cantora, que voltou aos palcos na noite deste sábado, 26, falou sobre a morte de Dona Marileide em seu Twitter: "Irmãos, amigos, estou sofrendo a dor mais insuportável da minha vida: a perda da minha amada mãe, ela acabou de partir pro céu. Orem por mim."
O Site EGO falou com um amigo de Mara, o apresentador Jorge Paulinetti, que contou que a cantora é quem cuida dos detalhes do funeral e do enterro: "Ela está muito abalada, mas sempre cuidou de tudo em relação à mãe e está fazendo o mesmo agora."
Segundo Jorge, Marileide tinha um histórico de problemas no coração e já havia colocado duas pontes de safena e sempre teve alguns períodos de piora porque era diabética, mas estava bem nos últimos dias: "A Mara estava reformando a casa e por isso Marileide estava ficando num flat. Ontem, ela passou mal e foi para o hospital."
Ela precisou colocar dois stents: "Ela estava com duas artérias entupidas e fez os implantes na parte da tarde. Por volta das 22h eu a visitei na UTI e ela estava bem, falando. Hoje pela manhã o hospital ligou para Mara para informar o falecimento", disse Jorge.
Ainda segundo Jorge, o velório e o enterro serão neste domingo, 27, no Cemitério Jardim da Serra às 17h.

sábado, 19 de janeiro de 2013

As notícias de abandono da Matinha chega a grande mídia. SBT Bahia em Itapetinga.

A TV Aratu, também chamada de SBT Bahia, na manhã desta sexta-feira (18), esteve no Parque Zoobotânico da Matinha em Itapetinga, no sudoeste do estado, onde fez uma reportagem sobre as denúncias maus-tratos contra animais do parque. A reportagem, feita pelo cinegrafista Moisés e o repórter Muller Nunes, foi veiculada na noite do mesmo dia no Aratu Notícias. O grupo SOS Matinha também esteve no parque e conheceu os recintos onde estão os animas, além de algumas dependências do local. Veja mais detalhes no vídeo:





terça-feira, 15 de janeiro de 2013

URUBUS ESTÃO COMENDO OS ANIMAIS DO ZOO-MATINHA VIVOS

Urubus atacam as Antas, ‘beliscando’ as feridas abertas
ITAPETINGA: Na tarde deste domingo,13, turistas e visitantes do Zoo Matinha, o único zoológico do interior da Bahia, situado em Itapetinga, depararam com cenas estarrecedoras: os poucos animais que restam estão a beira da morte, sendo devorados vivos por urubus, que tomaram conta do parque. A Irara por exemplo, em pleno dia de visitas, estava agonizando por conta de uma ferida que lhe incomodava na pata dianteira, sem a menor assistência veterinária. Outro episodio mais doloroso ainda foi ver um casal de Antas que mal conseguia sossegar, com urubus que tentavam antecipar a sua morte, beliscando as enormes feridas nas suas costas.

CONFIRA MAIS FOTOS:

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

UNIÃO ESTÁVEL ENTRE DEM E PT NA BAHIA



acm e wagner

Pode até ser, de fato, uma boa relação estritamente institucional, mas o clima paz e amor que paira sobre o governador Jaques Wagner, do PT, e o novo prefeito de Salvador, ACM Neto, do DEM, continua a chamar atenção.
Sob o título ‘Abadá’, nota da coluna Painel, da Folha, destacou na edição desta quarta-feira (9) mais um ato amistoso dos dois gestores.
“Em clima de paz e amor desde a posse, os antigos rivais ACM Neto (DEM) e Jaques Wagner (PT) assinaram ontem contrato conjunto de patrocínio para o Carnaval de Salvador”, diz a nota da Painel.
Embora a hipótese seja afastada por ambas as partes, há quem veja a possibilidade de ACM Neto e o DEM amenizarem o discurso de ‘oposição raivosa’ contra a presidente Dilma Rousseff e, por tabela, contra o governador da Bahia.
Na segunda-feira (7), a Folha disse que havia em curso uma operação para os democratas de ‘desgarrarem’ do PSDB e que o articulador da movimentação era o prefeito de Salvador. Contudo, o presidente nacional do DEM, senador Agripino Maia, nega veementemente a informação. Clique aqui e veja matéria completa no Brasil 247.

ITAPETINGA: PREFEITO SE DIZ ARREPENDIDO DE TER EXTINTO SECRETARIA DA CULTURA



Em entrevista no rádio, o prefeito Zé Carlos anunciou a recriação da Secretaria de Cultura, que nunca deveria ter sido extinta, segundo ele . De acordo com o gestor, para se obter verbas para a cultura é necessário ter uma pasta, coisa que ele só descobriu agora.
O ex-vereador Gilson de Jesus (PCdoB), que criticou a extinção da Secretaria de Cultura em 2009, analisa que foi mais um equívoco de JCM. Para Gilson, não basta recriar a pasta, mas ter compromisso com a cultura e os grupos artísticos e culturais do município. Gilson lembra que artistas da terra que tocaram no São João de 2012, ainda não haviam recebido os seus cachês até o final de dezembro.
De acordo com informações de um influente petista, o prefeito pensa em recriar a extinta Secretaria de Esportes, Cultura e Lazer, que ele mesmo mandou acabar no início da sua gestão, para não dar cargo de primeiro escalão a atual diretor de cultura, Mauricio Gomes. Será que dará agora?
Da Redação (com informações do Blog do Zé Ferreira)

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Morreu a professora e poetisa Marvione Macedo

Morreu na tarde desta sexta-feira (04), no Hospital Cristo Redentor, vítima de problemas cardíacos, a professora e poetisa, Marvione Moraes Macedo, de 74 anos.
Ela estava em casa e passou mal. Foi socorrida por agentes do SAMU 192, mas não resistiu, falecendo tempos depois.
Ao contrário do que muitos pensam, Marvione não era itapetinguense: nasceu em Ibicuí, no dia 13 de março de 1938.
Irmã do médico Silvio Cleber Macedo, Marvione se notabilizou nas áreas educacional e cultural, sendo professora e poetisa.
Uma grande perda para a sociedade itapetinguense.

Marvione, amiga eterna...

Gratidão,
Por minha escrita;
Que tu passas os olhos...
Pelos meus versos que tu Poe a rima
Grato pela referencia tua.
Essa será sempre a maior das saudades!
Grato pelo teu acolhimento.
Grato pelos dias que Deus o permitiu, tua vinda e tua vida aqui...
Grato por ti Marvi...
Meus encantos e minhas escritas são sempre carregados de amor, mas peço licença aos céus poeticamente falando para que uma estrela á acompanhe...
Oh estrela cadente, aparece um instante e conduza essa nossa estrela que só quis o bem que só fez o bem
Essa estrela garimpava poesias em ruas, vilas e vielas
Ela trazia sempre um sorriso em cada verso
Em cada fala em cada gesto e nunca dizia não pra poesia
Descanse em paz

Marvione em evento literário. Foto: Marcelo Santana
Fonte: José Mauro - Empresário e Poeta.