Páginas

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Natal em Vitória da Conquista


As fotos falam por si!

Shows e apresentações culturais. Foto Marcelo Santana

Shows e apresentações culturais. Foto Marcelo Santana
Presépio em tamanho real. Foto Marcelo Santana

Iluminação e decoração com milhares de lâmpadas de led. Foto Marcelo Santana

Três reis magos em tamnho real. Foto Marcelo Santana

Iluminação e decoração com milhares de lâmpadas de led. Foto Marcelo Santana

Iluminação e decoração com milhares de lâmpadas de led. Foto Marcelo Santana


Enquanto isso no Natal de Itapetinga!

A Alameda não foi contemplada com nenhuma ornamentação de Natal. Foto Redes sociais.

A Alameda não foi contemplada com nenhuma ornamentação de Natal e a feira livre e camelódromo continuam disputando espaço com pedestres no centro de Itapetinga. Foto Redes sociais.

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

INÉDITO: PRIMEIRA DAMA DE ITAPETINGA É “DIPLOMADA” NO LUGAR DO MARIDO

Foto Tribuna de Itapetinga

Primeira dama de Itapetinga sendo ‘diplomada’ pela juíza eleitoral

Aconteceu, na manhã desta terça-feira, a solenidade de entrega dos diplomas aos candidatos eleitos em 07 de outubro, em Itapetinga. Na concorrida solenidade, foram diplomados todos os vereadores e suplentes eleitos, o vice-prefeito Alécio Silva Chaves, além da primeira-dama Cida Moura, que recebeu o diploma em nome do seu esposo José Carlos Moura (PT), que faltou à diplomação alegando estar em Brasilia para participar de uma Audiência Pública que tratará das demissões da Azaléia.
Useiro e vezeiro na arte de ‘empurrar’ responsabilidades consideradas ‘intransferíveis’ para terceiros, o prefeito Zé Carlos certamente entrará para o anedotário político baiano, como o único candidato eleito a ‘transferir’ o diploma para a primeira dama.
Há quem sustente que o prefeito não compareceu por orientação da sua assessoria jurídica, como forma de evitar uma provável citação judicial relativa aos processos de cassação de registro, diploma e mandato eletivo, ajuizados nesta segunda-feira, pela oposição, na própria Justiça Eleitoral.
De qualquer forma, se ainda havia alguma dúvida sobre quem manda realmente na prefeitura, esta dúvida está totalmente sanada.
Por Davi Ferraz

sábado, 15 de dezembro de 2012

URGENTE! AZALÉIA DEMITE CERCA DE 1500 FUNCIONÁRIOS DA SUA MATRIZ EM ITAPETINGA

ITAPETINGA: Contrariando todas as expectativas e as previsões ‘otimistas’ das autoridades locais e estaduais, a matriz da fábrica de calçados Vulcabras|Azaleia demitiu nesta sexta-feira (14), cerca de 1.500 funcionários, sem nenhum aviso prévio. Os ‘colaboradores’ da Azaléia em Itapetinga foram demitidos sumariamente, durante todo o dia, à medida em chegavam no seu turno de trabalho, devendo continuar nos turnos seguintes.

Muitos não conseguiram sequer acessar as dependências da fábrica, visto que os seus cartões de acesso foram bloqueados e não passaram da portaria. Outros, que já se encontravam trabalhando, foram sendo levados em pequenos grupos para o setor de RH, onde receberam os comunicados de demissão.
Desta vez a Azaléia não poupou sequer os funcionários com deficiência física, demitindo-os sumariamente, sem pena nem dó. Os critérios de demissão, segundo informações de coordenadores que não quiseram se identificar, foram aleatórios e incluíram pessoas recém contratadas e até antigos funcionários, com até 10 anos de casa. Para o turno da meia-noite desta sexta, mais demissões estão previstas.
A nossa reportagem esteve na porta da fábrica no início da noite desta sexta-feira e constatou, in loco, o desespero dos funcionários demitidos, que se aglomeravam no portão, sem acreditarem no que estava ocorrendo. Com medo de futuras represálias, nenhum dos demitidos quis gravar entrevista, mas mesmo assim conseguimos filmar a aglomeração dos demitidos no pátio interno da fábrica.
No local não havia nenhum representante do sindicato da categoria.

Por Davi Ferraz

GOVERNADOR WAGNER DESTACA AÇÕES PARA MINIMIZAR EFEITOS DA VULCABRAS/AZALÉIA E A SENADORA LIDICE DA MATA DEFENDE MEDIDAS PARA GARANTIR EMPREGOS NA REGIÃO SUDOESTE DA BAHIA.


O governador Jaques Wagner afirmou, nesta quinta-feira (13), em Brasília (DF), que está trabalhando para minimizar os problemas causados pelas demissões com o fechamento de 12 unidades da Vulcabrás/Azaleia na região de Itapetinga, sudoeste da Bahia. Ele destacou que governo do Estado está promovendo ações para a requalificação dos profissionais e o seu reposicionamento para outras empresas na Bahia.
http://www.itapetinganamidia.com/wp-content/uploads/2012/12/image_preview.jpgAs declarações foram feitas durante o evento Caixa 2012 – Diretrizes para 2013, no qual o governador analisou o atual panorama econômico do País, a atuação da Caixa Econômica Federal nesse cenário e a relação do Governo da Bahia com a instituição. Jaques Wagner destacou que, na Bahia, nas duas fases do programa Minha Casa, Minha Vida, a Caixa investiu cerca de R$ 7,2 bilhões em mais de 138 mil moradias.
“Espero estreitar ainda mais a relação da Bahia, um dos estados brasileiros com menor orçamento per capita, com a Caixa, reafirmando, assim, nosso compromisso com o desenvolvimento da Bahia, do Nordeste e do Brasil”, falou o governador. Ele lembrou que, em momento de desaquecimento da economia, a Caixa lançou o Programa Caixa Melhor Crédito, de acesso a crédito, com redução das taxas de juros, que provocou concorrência entre os bancos. “Na Bahia, o Programa foi responsável pelo crescimento nas contratações em 55%, para pessoas físicas e jurídicas, quando comparados 2011 e 2012”.
A conferência do governador foi acompanhada pelo presidente da Caixa, o baiano Jorge Fontes Hereda, da sua diretoria colegiada, vice-presidentes, diretores, gerentes (nacionais e de filiais) e superintendentes (nacionais e regionais).

 
SENADORA Lídice da Mata defende medidas para garantir empregos na indústria calçadista em função do fechamento de 12 unidades da Vulcabras/Azaleia, com a demissão de 4 mil pessoas em seis municípios baianos.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Autoridades de itapetinga e da bahia conversaram sobre fechamento das afiliais vulcabrás azaleia.

Assessor do governo da Bahia esteve em Itapetinga, para falar sobre o fechamento das filiais da Vulcabras/Azaleia e falar sobre as  melhorias na região. O evento contou com varias autoridades de Itapetinga e das regiões vizinhas. Como, vereadores, deputados, prefeitos e lideres do sindicato dos trabalhadores desta indústria.
 
Mais notícias até fim do dia.
Foto: Rede Itapetinga

Foto: Rede Itapetinga

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012


Senadora Lídice da Mata

A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) destacou nesta quarta-feira (05) o anúncio do fechamento de 12 unidades da Vulcabras/Azaleia, com a demissão de 4 mil pessoas em seis municípios baianos, o que representa 12% das vagas na indústria de calçados em todo o estado.

Lídice citou dados do Cadastro Geral de Emprego e Desemprego (Caged), do Ministério do Trabalho, que apontam que em Firmino Alves, na microrregião de Itabuna, cerca de 80% da mão de obra formal ficará desempregada. Em Itororó, na mesma região, o impacto será da ordem de 60%.


O fechamento das fábricas se deve ao prejuízo provocado pela concorrência dos calçados da Ásia, importados a preços muito baixos, situação que levou o sindicato da indústria calçadista na Bahia a defender sobretaxas para os produtos asiáticos.

Audiência pública

A senadora deu entrada em um requerimento na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) para a realização de uma audiência pública com a presença do ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, e representantes do setor de calçados e dos trabalhadores.

Lídice quer discutir, principalmente, o impacto da concorrência asiática na economia da Bahia, uma vez que, segundo ela, quando a indústria ou segmentos da economia do Sul e Sudeste são abalados, de pronto há várias manifestações no Congresso Nacional.

- Não é possível que uma crise dessas se abata sobre um estado nordestino e não haja uma providência para que possamos barrar a situação – afirmou a parlamentar ao defender também a adoção de medidas compensatórias ou mesmo de uma política de proteção da indústria nacional.

Fonte: Agência Senado

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Morre no Rio o arquiteto Oscar Niemeyer


Arquiteto de 104 anos estava internado desde 2 de novembro em Botafogo.

Reconhecido internacionalmente, ele faria 105 anos em 15 de dezembro.

Do G1 Rio


O arquiteto Oscar Niemeyer (Foto: Reuters)Arquiteto morreu, aos 104 anos, no Rio de Janeiro (Foto: Reuters)
O arquiteto Oscar Niemeyer, de 104 anos, morreu no Rio às 21h55 desta quarta-feira (5). Ele estava internado desde 2 de novembro no Hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona Sul. Reconhecido internacionalmente por suas obras, Niemeyer completaria 105 anos em15 de dezembro.


Nesta quarta, um boletim médico informava que o estado de saúde do arquiteto havia piorado e era considerado grave.
Infográfico Niemeyer (Foto: Arte/G1)
Ainda segundo o hospital, Niemeyer respirava com a ajuda de aparelhos e encontrava-se sedado por causa de uma infecção respiratória.


Visita à Passarela do Samba
Em fevereiro, Niemeyer fez uma visita ao Sambódromo, durante a fase final das obras de reforma da Passarela do Samba que mantiveram o traçado original que o arquiteto projetou há 30 anos. Ele enfrentou o sol forte de meio-dia e percorreu num carrinho aberto toda a extensão da Avenida.
"Está muito bom. Melhorou muito. Este não é um trabalho só meu, é o trabalho de um grupo. Estou entusiasmado", disse Niemeyer, na ocasião.
O projeto de Niemeyer previa um equilíbrio entre os dois lados da Sapucaí, como se fosse um espelho. Com a obra, a Sapucaí passou a ter 12.500 lugares a mais, podendo acomodar 72.500 pessoas.
Trabalho em ateliê para festejar 104 anos
Autor de mais de 600 projetos arquitetônicos, Niemeyer decidiu festejar os seus 104 anos do jeito que mais gostava: trabalhando em seu ateliê de janelas amplas diante da Praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio.

Em agosto de 2011, ele lançou o livro "As igrejas de Oscar Niemeyer" (Editora Nosso Caminho), na galeria de um shopping da Zona Sul do Rio.
Embora ateu convicto, o arquiteto selecionou fotos e desenhos das 16 obras religiosas, entre capelas e igrejas, que realizou ao longo de sua carreira.
"As pessoas se espantam pelo fato de, mesmo sendo comunista, me interessar pelas igrejas. E a coisa é tão natural. Eu morava com meus avós, que eram religiosos. Tinha até missa na minha casa. E eu fui criado num clima assim. Esse passado junto da família me deixou com a ideia de que os católicos são bons, que querem melhorar a vida e fazer um mundo melhor", explicou Niemeyer, na ocasião.
Histórico de internações
O arquiteto foi internado várias vezes ao longo dos últimos anos. A última foi em 2 de novembro, quando voltou ao Samaritano, seis dias depois de ter recebido alta. Desta vez, Niemeyer foi submetido a tratamento de hemodiálise e fisioterapia respiratória.

No dia 13 de outubro, o arquiteto deu entrada no Hospital Samaritano após sentir-se mal, apresentando um quadro de desidratação. Ele ficou internado por duas semanas.
Em maio, Niemeyer também esteve internado no mesmo hospital, quando deu entrada com desidratação e pneumonia. Depois de 16 dias, com passagem pela UTI, recebeu alta.
Em abril de 2011, o arquiteto ficou internado por 12 dias por causa de uma infecção urinária. Também já foi submetido a cirurgias para a retirada da vesícula e de um tumor no intestino.
Em 2010, Niemeyer também foi internado em abril, devido a uma infecção urinária.
Em 2009, o arquiteto ficou internado por 24 dias no Samaritano, entre setembro e outubro, após dores abdominais. Ele chegou a passar por uma cirurgia para retirar um tumor no intestino grosso, uma semana depois de ter sido operado para a retirada de um cálculo na vesícula.
Em junho do mesmo ano, o arquiteto foi internado no hospital Cardiotrauma de Ipanema, também na Zona Sul, queixando-se de dores lombares. Ele passou por uma bateria de exames e recebeu alta médica algumas horas depois. Na ocasião, exames de sangue e uma tomografia indicaram que Niemeyer estava apenas com uma lombalgia.
Em 2006, o arquiteto chegou a ficar 11 dias internado, após sofrer uma queda e passar por uma cirurgia.
Filha do arquiteto morreu em junho
A designer Anna Maria Niemeyer, única filha de Oscar Niemeyer, morreu aos 82 anos, em consequência de um enfisema pulmonar, em 6 de junho.

Segundo o administrador Carlos Oscar Niemeyer, filho de Anna, o avô esteve pela última vez com sua mãe, três dias antes, durante uma visita ao Hospital Samaritano, onde Anna Maria ficou mais de 40 dias internada.
Ainda de acordo com Carlos Oscar, durante o tratamento, Anna chegou a receber alta, mas voltou a ser internada no dia 1º de junho. Ela teve cinco filhos,13 netos e quatro bisnetos.
Carlos Oscar contou que sua mãe e o avô eram muito próximos e costumavam se falar todos os dias. Ele disse que Niemeyer ficou muito abalado ao receber a notícia da morte da única filha.
"O pai receber a notícia da morte de um filho é uma coisa extremamente difícil, imagina para um pai de 104 anos, a situação é ainda mais complicada", comentou Carlos, durante o sepultamento de Anna Maria Niemeyer.
Oscar Niemeyer manifestou vontade de ir ao enterro da filha no Cemitério São João Batista, em Botafogo. Mas, de acordo com os parentes, ele não compareceu após os médicos avaliarem que as condições de saúde do arquiteto não eram favoráveis
.

Relembre os principais projetos de Oscar Niemeyer


Em mais de 70 anos de carreira, arquiteto realizou centenas de obras. Niemeyer realizou trabalhos em diversos lugares do Brasil e no exterior.
Do G1 RJ

O Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Niterói é uma das obras do arquitetoO Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Niterói é
uma das obras do arquiteto (Foto: Arquivo G1)
Em mais de 70 anos de carreira, o arquiteto Oscar Niemeyer, morto às 21h55 desta quarta-feira (5) aos 104 anos, teve cerca de 200 projetos realizados em diversas partes do Brasil e no exterior. Confira abaixo os principais trabalhos do maior nome da história da arquitetura brasileira.



Veja publica foto falsa de Lula e Rosemary abraçados. Colunista pede desculpas


Colunista da revista VEJA, Ricardo Setti cometeu ontem uma gafe: publicou uma suposta foto com Lula e Rosemary Noronha abraçados. O fato ganhou as redes sociais e dividiu opiniões. Abaixo, o pedido de desculpas do jornalista. Em seguida, a foto falsa.
Título original: “Errei ao publicar foto falsa de Lula com “Rose” e dona Marisa que, na verdade, era uma montagem. Peço desculpas aos leitores e às três pessoas que aparecem na montagem”
A foto original, com a qual se realizou a falsa foto produto de montagem, é esta. E foi feita no dia 22 de fevereiro de 2009, no Sambódromo, no Rio, e mostra Lula, D. Marisa, Neguinho da Beija-Flor e a mulher, Elaine Reis (Foto: Ricardo Stuckert / Presidência da República)
Amigas e amigos do blog, não tenho compromisso com o erro, e nem medo de pedir desculpas.
Eis a foto “photoshopada”
Então, queria dizer que a suposta foto que até há alguns minutos ilustrava o post sobre o “Caso Rose” que publiquei hoje, mostrando Lula supostamente abraçado a Rosemary Noronha, de um lado, e a dona Marisa Letícia, de outro, é na verdade uma montagem.
Foi feita a partir de foto do Carnaval de 2009, no Sambódromo. Na foto, realmente Lula abraça dona Marisa e outra mulher, na verdade a esposa do cantor Neguinho da Beija-Flor, Eliane Reis. Neguinho aparece na foto original, abraçado a Lula e a dona Marisa, mas foi eliminado na montagem.

Fonte: pavablog.com

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

O sonho de progresso para Itapetinga e região está em queda vertical.

Há algum tempo atrás a famosa cidade do sudoeste baiano "Itapetinga" era conhecida como a capital da pecuária, com o passar dos tempos e a exploração extensiva dos pecuaristas na região, com práticas como desmatamentos e queimadas, causaram o fracasso na monocultura do boi.
Na década de 90  surge então o polo industrial, chega a indústria Azaleia Calçados, A Indústria de Bicicletas da Bahia, a Colorgraf, ainda assim as indústrias de laticínios da região se mantinham, a Valedourado, a COOLEITE e muitos outros pequenos laticínios espalhados pela micro-região, por fim os frigoríficos, o MAFRIP, o frigorífico do trevo do palmeirinha, o frigorífico de cavalos e ainda a Procard, que produzia e abatia suínos.
O polo industrial entrou em declive, fecharam-se várias fábricas, inúmeros laticínios como a ALIMBA em Itororó, suspensão dos trabalhos em 2 frigoríficos, fechamento dos matadouros de algumas cidades da região, foram fechadas ainda 3 concessionárias de automóveis (CONVIVO -  CATOLÉ VEÍCULOS - SOMEVE) e uma de máquinas agrícolas (ITA DISTRAL), por fim após inúmeras demissões em bloco pela Vulcabras/Azaleia, surge a notícia do fechamento de 12 filiais da mesma, com previsão de mais 3.500 (três mil e quinhentas) demissões. Alheios a todas estas notícias, políticos de plantão pegam carona dizendo que tem como solucionar o problema. Devemos lembrar que daqui 2 (dois) anos haverá eleições para deputados, senadores, governadores e presidente da república, vamos abrir os olhos para não errarmos nos nossos votos.
O saldo negativo é de mais de 30.000 (trinta mil) postos de trabalho.
De quem é a culpa?
Comente, assim poderemos descobrir os responsáveis.



Marcelo Santana - Gestor Ambiental

A TRAIÇÃO DO PT


MINO NA CARTA: 

Não basta mandar para casa este ou aquele funcionário subalterno. Outros hão de ser o rigor, a determinação, a severidade. Para deixar, inclusive, de oferecer de graça munição tão preciosa aos predadores da casa-grande.

  •  

Conversa Afiada republica editorial de Mino Carta, extraído da CartaCapital:

A TRAIÇÃO DO PT
Dizia um velho e caro amigo que a corrupção é igual à graxa das engrenagens: nas doses medidas põe o engenho a funcionar, quando é demais o emperra de vez. Falava com algum cinismo e muita ironia. Está claro que a corrupção é inaceitável in limine, mas, em matéria, no Brasil passamos da conta.

Permito-me outra comparação. A corrupção à brasileira é como o solo de Roma: basta cavar um pouco e descobrimos ruínas. No caso de Roma, antigos, gloriosos testemunhos de uma grande civilização. Infelizmente, o terreno da política nativa esconde outro gênero de ruínas, mostra as entranhas de uma forma de patrimonialismo elevado à enésima potência.

A deliberada confusão entre público e privado vem de longe na terra da casa-grande e da senzala e é doloroso verificar que, se o País cresce, o equívoco fatal se acentua. A corrupção cresce com ele. Mais doloroso ainda é que as provas da contaminação até os escalões inferiores da administração governamental confirmem o triste destino do PT. No poder, porta-se como os demais, nos quais a mazela é implacável tradição.

Assisti ao nascimento do Partido dos Trabalhadores ainda à sombra da ditadura. Vinha de uma ideia de Luiz Inácio da Silva, dito Lula, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo até ser alvejado por uma chamada lei de segurança nacional. A segurança da casa-grande, obviamente.

Era o PT uma agremiação de nítida ideo­logia esquerdista. O tempo sugeriu retoques à plataforma inicial e a perspectiva do poder, enfim ao alcance, propôs cautelas e resguardos plausíveis. Mantinha-se, porém, a lisura dos comportamentos, a limpidez das ações. E isso tudo configurava um partido autêntico, ao contrário dos nossos habituais clubes recreativos.

O PT atual perdeu a linha, no sentido mais amplo. Demoliu seu passado honrado. Abandonou-se ao vírus da corrupção, agora a corroê-lo como se dá, desde sempre com absoluta naturalidade, com aqueles que partidos nunca foram. Seu maior líder, ao se tornar simplesmente Lula, fez um bom governo, e com justiça ganhou a condição de presidente mais popular da história do Brasil. Dilma segue-lhe os passos, com personalidade e firmeza. CartaCapital apoia a presidenta, bem como apoiou Lula. Entende, no entanto, que uma intervenção profunda e enérgica se faça necessária PT adentro.

Tempo perdido deitar esperança em relação a alguma mudança positiva em relação ao principal aliado da base governista, o PMDB de Michel Temer e José Sarney. E mesmo ao PDT de Miro Teixeira, o homem da Globo, a qual sempre há de ter um representante no governo, ou nas cercanias. Quanto ao PT, seria preciso recuperar a fé e os ideais perdidos.

Cabe dizer aqui que nunca me filiei ao PT como, de resto, a partido algum. Outro excelente amigo me define como anarcossocialista. De minha parte, considero-me combatente da igualdade, influenciado pelas lições de Antonio Gramsci, donde “meu ceticismo na inteligência e meu otimismo na ação”. Na minha visão, um partido de esquerda adequado ao presente, nosso e do mundo, seria de infinda serventia para este País, e não ouso afirmar social-democrático para que não pensem tucano.

O PT não é o que prometia ser. Foi envolvido antes por oportunistas audaciosos, depois por incompetentes covardes. Neste exato instante a exibição de velhacaria proporcionada pelo relator da CPI do Cachoeira, o deputado petista Odair Cunha, é algo magistral no seu gênero. Leiam nesta edição como se deu que ele entregasse a alma ao demônio da pusilanimidade. Ou ele não acredita mesmo no que faz, ou deveria fazer?

Há heróis indiscutíveis na trajetória da esquerda brasileira, poucos, a bem da sacrossanta verdade factual. No mais, há inúmeros fanfarrões exibicionistas, arrivistas hipócritas e radical-chiques enfatuados. Nem todos pareceram assim de saída, alguns enganaram crédulos e nem tanto. Na hora azada, mostraram a que vieram. E se prestaram a figurar no deprimente espetáculo que o PT proporciona hoje, igualado aos herdeiros traidores do partido do doutor Ulysses, ou do partido do engenheiro Leonel Brizola, ­obrigados, certamente, a não descansar em paz.

Seria preciso pôr ordem nesta orgia, como recomendaria o Marquês de Sade, sem descurar do fato que algo de sadomasoquista vibra no espetáculo. Não basta mandar para casa este ou aquele funcionário subalterno. Outros hão de ser o rigor, a determinação, a severidade. Para deixar, inclusive, de oferecer de graça munição tão preciosa aos predadores da casa-grande.